3
Shares
Pinterest Google+

Campinas conta com cerca de seis mil idosos entre 85 e 89 anos

Nos centros de imunização, a vacina será aplicada em todas as pessoas em seis dias. Foto: Fernanda Sunega/PMC

Idosos com idade entre 85 e 89 anos poderão agendar a vacina contra a Covid-19 em Campinas a partir das 9h desta quarta-feira, 10 de fevereiro. A vacinação do novo grupo acontecerá a partir da próxima quinta-feira, 11 de fevereiro nos dois centros de imunização abertos até o momento – Centro de Vivência dos Idosos (Avenida dr Heitor Penteado, s/nº) e Caic Vila União (Rua José Augusto de Mattos, s/nº).

As duas unidades funcionam das 8h às 22h de segunda a sexta-feira, e das 8h às 18h aos sábados e domingos. O anúncio foi feito pelo prefeito Dário Saadi durante transmissão ao vivo na internet.

O agendamento pode ser feito no site www.vacina.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 160.

Para receber a dose, no dia e hora marcados a pessoa deve apresentar documento com foto e comprovante de endereço. Campinas conta com cerca de seis mil idosos entre 85 e 89 anos.

Mais de 81% da mortes por Covid-19 em Campinas aconteceram com idosos maiores de 60 anos. “A primeira faixa que a gente vai atingir agora, maiores de 85 anos, é o maior número de óbitos e corresponde 28% do total”, explicou o prefeito.

Nós continuamos abrindo grupos de acordo com as doses recebidas e respeitando o Plano Nacional de Imunização. Pedimos o comprovante de endereço porque cada município recebe o número de doses de acordo com a população estimada. Não podemos vacinar munícipes de outras cidades justamente porque não teremos doses suficientes e pode faltar para um campineiro”, explica a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea von Zuben.

Até agora, foram vacinadas 41.037 pessoas, sendo 34.397 profissionais de saúde, 1.420 pessoas que vivem e trabalham em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) e 5.220 idosos acima de 90 anos.

A vacinação de idosos com mais de 90 anos continua em andamento e o agendamento está fechado nesta tarde, mas será reaberto na quarta, dia 10. A marcação de horários para profissionais de saúde foi encerrada nesta terça-feira, dia 9. A vacinação nas ILPIs foi encerrada.

Se não puder sair do carro, a equipe do Centro de Imunização atenderá no veículo. Foto: Fernanda Sunega/PMC

Orientações para idosos

  • Se não puder sair do carro, a equipe do Centro de Imunização atenderá no veículo.

  • Se não tiver condições de ir a um centro de vacinação, a aplicação da vacina será feita em domicílio. Para isso, a partir da próxima semana, o responsável ou o idoso deve entrar em contato com o centro de saúde mais próximo para avaliação do caso.

Os idosos acamados continuam sendo vacinados. “Esse é um trabalho mais vagaroso, pois as equipes de saúde têm que montar a caixa refrigerada, ir até o endereço, aplicar a dose, preencher o sistema e daí seguir para outra casa. Por isso, é importante que as pessoas só utilizem essa opção para os casos de não haver a possibilidade de levar o idoso até o ponto de vacinação. Nos centros de imunização, a vacina será aplicada em todas as pessoas em seis dias. Em casa demora mais e nosso objetivo é imunizar o público-alvo o mais rápido possível”, disse a diretora do Devisa.

O secretário de Saúde, Lair Zambon, reforçou a importância de ir até o Centro de Imunização. “Nós estamos com muita pressa de vacinar os idosos, principalmente por conta da alta taxa de óbitos, mas também é um mecanismo indireto para diminuir a taxa de ocupação de leitos. Quem puder levar o idoso até o centro de imunização, leve”, recomenda.

Informações

Mais informações sobre a vacinação em Campinas podem ser obtidas pelo hotsite www.vacina.campinas.sp.gov.br.

O site esclarece dúvidas sobre as vacinas e a atual Campanha de Vacinação na cidade. Também divulga a opinião de especialistas, notícias relacionadas ao assunto, cuidados com a doença, entre outros.

Previous post

IPTU dos imóveis residenciais vence nesta segunda-feira, 8 de fevereiro

Next post

População paulista cresceu 20% de 2001 a 2021

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *