0
Shares
Pinterest Google+

O Palmeiras se sagrou bicampeão da Libertadores em sua quinta final na competição

O Palmeiras se sagrou bicampeão da Libertadores em sua quinta final na competição – Foto: Silvia Izquierdo/Reuters

Com um gol nos acréscimos do segundo tempo (90 + 8 minutos), marcado por um jogador que entrou em campo nos minutos finais, o Palmeiras venceu o Santos por 1 a 0 e se sagrou bicampeão da Copa Libertadores, neste sábado, no Maracanã (Rio de Janeiro).

O gol do título palmeirense foi marcado pelo atacante Breno Lopes, que entrou em campo aos 84, substituindo o meia Gabriel Menino.

Após o árbitro determinar mais 8 minutos de jogo, Rony recebeu na intermediária pela direita e cruzou na área santista, onde Breno Lopes estava na segunda trave e tocou de cabeça para as redes.

Este foi o segundo gol de Breno Lopes com a camisa do Verdão desde que chegou à equipe em novembro passado, vindo do Juventude, de Caxias do Sul-RS. O atacante marcou pela primeira vez pelo time paulista na terça-feira passada, pelo Campeonato Brasileiro, no empate por 1 a 1 com o Vasco.

O Palmeiras se sagrou bicampeão da Libertadores em sua quinta final na competição, após a conquista em 1999, quando derrotou o colombiano Deportivo Cali, e os vices em 1961, 1968 e 2000.

O técnico do Palmeiras, o português Abel Ferreira, tornou-se o terceiro treinador europeu a vencer o torneio continental, depois do compatriota Jorge Jesus (Flamengo, 2019) e do croata Mirko Jozic (Colo Colo, 1991).

– Substituição acertada

A terceira final da Libertadores a reunir dois clubes brasileiros (as anteriores foram São Paulo e Athletico, em 2005, e São Paulo e Internacional, em 2006), começou sob o forte calor do verão carioca.

E a temperatura alta (perto dos 34 graus) afetou o ritmo da partida, com as duas equipes evitando jogadas de velocidade e concentrando as disputas pelo meio, com poucas arrancadas pelos lados. Com isso, prevaleceu a forte marcação e as chances de gol foram raras.

A melhor delas foi do Verdão, quando Marcos Rocha avançou e tocou na área para Raphael Veiga, que finalizou para fora.

Três minutos depois, veio a resposta do Peixe, quando o atacante Marinho não conseguiu alcançar um cruzamento de Felipe Jonatan.

Com os termômetros marcando uma temperatura mais amena, o segundo tempo começou mais movimentado, com o primeiro lance de perigo surgindo aos 52 para o Palmeiras, quando Gabriel Menino cruzou e Rony tocou de cabeça, com a bola sendo desviada para a sorte santista.

Aos 58, a equipe do litoral paulista deu seu recado numa jogada ensaiada na qual Soteldo tocou para Marinho, que cruzou para Lucas Veríssimo mergulhar de cabeça, mas a bola acabou saindo.

E foi numa bola para que o Porco teve a sua melhor oportunidade até então, quando Raphael Veiga cobrou direto uma falta da intermediária e a bola bateu na rede por cima do gol de John (63).

No minuto 76, o time alvinegro desperdiçou uma bela chance através do lateral Felipe Jonatan, que entrou na área adversária e bateu cruzado, com Weverton espalmando. O lateral conseguiu pegar a sobra e mandou um forte chute que saiu rente à trave.

Aos 84, veio a substituição que mudaria a história do jogo. O português Abel Ferreira tirou o meia Gabriel Menino para entrada do atacante Breno Lopes, de 25 anos e que disputava até setembro passado a Série B do Brasileiro, com o Juventude

Nos acréscimos, o atacante, que tem apenas 17 jogos pelo Verdão, aproveitou um belo cruzamento de Rony, subindo mais alto que a marcação e completou de cabeça, para garantir o segundo título do principal torneio sul-americano para o Palmeiras e ser eternizado na história do clube paulista.

Agora, com esta conquista, o Verdão vai disputar o Mundial de Clubes da Fifa, que começa na próxima quinta-feira, com a partida entre o Tigres, do México, e o Ulsan, da Coreia do Sul. O vencedor deste confronto será o adversário do clube de São Paulo nas semifinais, sábado (07/02).

A outra partida das quartas de final, também na quinta, é entre o Al Duhail, do Catar, e o Al Ahly, do Egito. Quem vencer, pega o Bayern de Munique nas semifinais, domingo.

Com informações da AFP

Previous post

Carteira do idoso tem validade prorrogada até julho de 2021

Next post

STF abre hoje Ano Judiciário

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *