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A partir desta sexta-feira (27/11), novas pistas expressas serão abertas ao tráfego de veículos

A liberação contempla a abertura das novas pistas expressas dedicadas ao tráfego em geral, em ambos os sentidos, desde o viaduto férreo. Foto: Divulgação/Emdec

A implantação do BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) campineiro alcança o décimo sexto trecho liberado para circulação. Nesta sexta-feira, 27 de novembro, será liberado o sistema viário em trecho de 2,5 km do Corredor BRT Campo Grande, na Avenida John Boyd Dunlop (JBD), entre o viaduto férreo (Jardim Florence) e o novo terminal BRT Campo Grande (Jardim Nova Esperança).

Somados aos trechos ativados anteriormente, cerca de 80% do Corredor BRT Campo Grande já está liberado para circulação. São mais de 14 km de faixas exclusivas ativadas para uso do sistema convencional de transporte, desde a região central, chegando ao Jardim Aurélia até o Jardim Nova Esperança.

A liberação contempla a abertura das novas pistas expressas dedicadas ao tráfego em geral, em ambos os sentidos, desde o viaduto férreo. O fluxo de veículos atualmente ocorria nas marginais, na altura da Estação Rossin.

O trecho liberado inclui uma nova ponte sobre o Córrego do Piçarrão. Localizada na altura do hipermercado Pague Menos, a nova ponte é feita em concreto armado, possui 10 metros de largura e 40 metros de comprimento. A sustentação é feita por quatro vigas de concreto protendido.

A estrutura conta com duas faixas asfálticas de rolamento, dedicadas ao tráfego em geral, que já foram ativadas. A ponte passou a receber o tráfego de veículos da Avenida JBD, no sentido bairro.

A extensão liberada conta com seis faixas de rolamento no total, predominantemente. Além das duas faixas de concreto exclusivas para o sistema de transporte público (uma por sentido), são duas faixas por sentido utilizadas pelo tráfego em geral. Há pontos com dez faixas de rolamento no total, incluindo as marginais da avenida.

A obra resultou na requalificação urbana da região, trazendo benefícios como requalificação asfáltica, iluminação em LED no corredor, nova sinalização e paisagismo no canteiro central da avenida. Futuramente, serão ativadas as estações Rossin e Nova Esperança, que atenderão ao sistema BRT; além do novo Terminal BRT Campo Grande, que terá cinco plataformas integradas.

Operação Transporte

Oito linhas de ônibus circulam no trecho, mantendo a operação atual e o atendimento aos pontos existentes nas marginais, com embarque e desembarque pela faixa da direita. São elas: 123, 205, 210, 211, 212, 213, 214 e 289. Juntas, elas transportam cerca de 36 mil passageiros diariamente.

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