Home»Agenda Cultural»Sinfônica de Campinas realiza concertos didáticos

Sinfônica de Campinas realiza concertos didáticos

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+
Sinfônica se apresenta apenas para as crianças da rede municipal de ensino – Foto: Arquivo/OSMC
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas dá continuidade à série dos Concertos Didáticos de 2018, eventos voltados à divulgação musical e ao trabalho dos músicos da orquestra, visando ampliar o repertório musical de alunos da rede pública municipal da cidade. Os próximos concertos serão nos dias 24, 25, 26, 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, com  regência do maestro titular da Sinfônica, Victor Hugo Toro.
O projeto Concertos Didáticos foi criado pela Orquestra Sinfônica Municipal, em parceria com as Secretarias Municipais de Cultura e de Educação de Campinas, para inserir os alunos da rede municipal de Educação na produção dos bens culturais e artísticos da cidade. Além de fomentar e formar novos ouvintes, os concertos dão aos alunos acesso aos novos timbres e sons produzidos por uma orquestra.
Os Concertos unem cultura, arte e educação e são uma forma das crianças conheçam outros estilos e formas musicais e desenvolvam emoções e um novo repertório. Nas apresentações, o maestro e os músicos interagem com os participantes, falando sobre as obras, autores e instrumentos musicais que fazem parte de uma orquestra. Todas as obras escolhidas são de conhecimento do grande público.
No programa dos Concertos Didáticos, músicos da Orquestra apresentam três séries para expor aos alunos os instrumentos de uma orquestra. Primeiro são exibidas as Cordas (violino, viola, cello, contrabaixo), com a obra “Pequena Música Noturna”, I movimento, de W. A. Mozart; com a “Polka Pizzicatto”, de Johann Strauss; e do compositor campineiro Carlos Gomes, a sonata “Burrico de Pau”, IV movimento. Depois, os músicos demonstram os Sopros e Madeiras (flauta, oboé, clarineta, fagote), com as obras “Sinfonietta”, Op.188, movimento IV, de Joachim Raff; e “Ragtime Serenade” e “The Easy Winners”, de Scott Joplin. No final, são apresentados os Metais (trompa, trompete, trombone, tuba), com Temas Infantis/Cartoon Medley, com arranjos de Isac Emerick.
Confira dias e locais em que serão realizados os próximos Concertos Didáticos:
24/10 – QUARTA-FEIRA – CEU ESPERANÇA (RUA DEMERVAL DA S PEREIRA, S/Nº, VILA ESPERANÇA).
25/10 – QUINTA-FEIRA – CENTRO CULTURAL CASARÃO DO BARÃO (RUA MARIA RIBEIRO, S/Nº, BAIRRO TERRAS DO BARÃO).
26/10 – SEXTA-FEIRA – CEU FLORENCE (RUA LAZAR SEGAL, Nº 110, JARDIM FLORENCE).
30/10 – TERÇA-FEIRA – ESPAÇO CULTURAL MARIA MONTEIRO (RUA DOM GILBERTO PEREIRA LOPES, S/Nº, VILA PADRE ANCHIETA).
31/10 – QUARTA-FEIRA – EMEF JÚLIO DE MESQUITA (RUA JOSÉ PERINA, Nº 149, JARDIM SÃO VICENTE).
1º/11- QUINTA-FEIRA – SALÃO SOCIAL DA SUBPREFEITURA DE JOAQUIM EGÍDIO (RUA JOSÉ INÁCIO, Nº 14, JOAQUIM EGÍDIO).
Post Anterior

CIS-Guanabara sedia Feira Literária de Campinas

Próximo Post

Governo zera imposto para compra de vacinas contra a hepatite A

Sem comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *