Home»Bem-estar»Outubro Rosa terá extensa programação em Campinas a partir de segunda-feira, 1° de outubro

Outubro Rosa terá extensa programação em Campinas a partir de segunda-feira, 1° de outubro

1
Compartilhamentos
Pinterest Google+
Caminhada do Outubro Rosa do ano passado, na Lagoa do Taquaral – Foto: Arquivo/PMC

A Prefeitura de Campinas inicia nesta segunda-feira, 1º de outubro, a campanha do Outubro Rosa, um movimento mundial que tem o objetivo de mobilizar a sociedade para a importância da prevenção do câncer de mama. A doença consiste na primeira causa de morte por câncer entre as mulheres campineiras.

A edição deste ano tem como tema “Mulheres Fortes, Eu Venci” e conta com uma extensa programação que inclui duas exposições, caminhada, revoada de balões, apresentação de dança, iluminação de prédios públicos na cor rosa e palestras sobre câncer de mama. Todas as atividades são gratuitas.

Abertura

A abertura do evento, na segunda-feira, terá dois momentos. O primeiro às 10h, no Symetria, na rua Itália, 388, Vila Andrade Neves. No local, haverá café da manhã e revoada de balões na cor rosa. Os balões são biodegradáveis e vão carregar, cada um, sementes de ipês-rosa para que possam brotar onde cair na cidade.

Também no Symetria, no mesmo dia, começa a venda das camisetas da campanha, por R$ 15,00. Toda renda obtida será revertida para o Grupo Rosa e Amor e para o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) da Unicamp. No dia 31, encerramento da campanha, está agendada a entrega da renda arrecadada para as entidades. 

O segundo momento da abertura acontece às 18h, no Balão do Castelo, com apresentação do Stúdio de Dança Érika Ramos. Será apresentada uma coreografia de hip hop com o título: A origem é bruta…O gigante não morreu!, que foi obteve recentemente o primeiro lugar na categoria de danças urbanas, no Festival de Danças Mercosul, na Argentina. O elenco é composto por 26 dançarinos, sendo alunos e ex-alunos das escolas municipais de Campinas. A academia fica localizada no distrito do Ouro Verde.

Monumentos iluminados

Também a partir de segunda-feira, o Paço Municipal, a Torre do Castelo e os reservatórios de água da Sanasa dos bairros Nova Campinas, Gramado, São Vicente, DIC, São Bernardo e Alto do Taquaral passam a ser iluminados, à noite, com uma luz rosa – a cor rosa é o símbolo da campanha.

Conscientização

“O Outubro Rosa é um mês para as mulheres se conscientizarem que precisam fazer a mamografia. Precisamos vencer o medo de realizar o exame e enfrentar o diagnóstico”, diz a primeira-dama Sandra Ciocci, líder do movimento Transforma Campinas (www.transformacampinas.com.br) e coordenadora da campanha do Outubro Rosa.

Sandra afirma que não é preciso esperar para marcar a mamografia na rede pública da cidade porque a fila foi zerada. Segundo ela, a campanha busca alertar as mulheres para que façam os exames preventivos do câncer de mama não somente durante o mês de outubro, mas ao longo do ano, permitindo assim fazer o diagnóstico precoce, tratar e superar a doença a tempo.

Exposições

No dia 8 de outubro, serão abertas duas exposições fotográficas nos shoppings Iguatemi e Galleria. As mostras reúnem trabalhos de 13 fotógrafos campineiros sobre 13 mulheres que aceitaram o desafio de contar como enfrentaram o câncer de mama.

Uma das mulheres retratadas será Valeria Peris, Miss Brasil 1994. Outro destaque da campanha é a participação da campeã brasileira de basquete, Karla Costa, que é a ‘madrinha’ do Outubro Rosa 2018. 

Caminhada

No dia 21, um domingo, haverá a Caminhada Laço Rosa. Começa às 8h, na Praça Arautos da Paz, no Taquaral. A atividade vai chamar a atenção para a importância do apoio de familiares e amigos na prevenção, tratamento do câncer e também na recuperação da autoestima.

O Outubro Rosa está sendo promovido pela Prefeitura de Campinas, Sanasa, Transforma Campinas, Symetria, Unimed, Grupo Bandeirantes, EPTV, Rede Família, TVB, TV Câmara, VTV, Shopping Iguatemi, Galleria Shopping, Grupo Rosa e Amor, Caism, Ative Vida, Dimen, Groove 19, Agni´s, Grupo Mulheres do Brasil, D/Lavoro, Débora Selanne, Érika Ramos e Franco Júnior.

Palestras

Durante todo o mês, médicos especialistas do Caism Unicamp ministrarão palestras sobre câncer de mama. As palestras serão realizadas na Associação de Educação do Homem de Amanhã – AEDHA – mais conhecida como Guardinha, Patrulheiros Campinas, Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp), Educandário Eurípedes e Infraero. 

COC adere ao Outubro Rosa

O Centro de Oncologia de Campinas (COC) também fará parte da programação do Outubro Rosa. De 1º a 29 de outubro, o COC promoverá uma série de atividades, todas gratuitas.

Clique aqui  e confira.

Câncer de mama

Em Campinas, o câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres. A melhor forma de prevenir esta doença é por meio do exame clínico anual e da mamografia. De acordo com protocolo do Ministério da Saúde, a partir dos 50 anos deve ser realizada pelo menos uma mamografia a cada dois anos. Em Campinas, a Secretaria de Saúde inicia os exames já a partir dos 40 anos. As mulheres que apresentarem nódulo ou outro sintoma terão os exames complementares realizados independente da idade e conforme o caso.

As mamografias são solicitadas nos Centros de Saúde e realizadas no Hospital de Amor, na Policlínica 1 e no hospital Celso Pierro.

Outubro Rosa

O “Outubro Rosa” é comemorado em todo o mundo. O nome faz referência à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades nesta causa. O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas relacionadas ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro. No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao “Outubro Rosa” foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), em 2 de outubro de 2002.

Programação

Dia 1º

Às 10h – Abertura no Symetria com café da manhã e revoada de Balões. Rua Itália, 388, Vila Andrade Neves. 

Às 18h – Abertura no Balão do Castelo com apresentação do Stúdio de Dança Érika Ramos e iluminação da Torre do Castelo. 

Balão do Castelo, na Praça Vinte e Três de Outubro – Av. João Erbolato, S/N – Castelo.

Dia 8

Exposição de fotos nos shoppings Iguatemi e Galleria. 

Dia 17

Às 19h – Leilão em prol do Caism e Grupo Rosa e Amor realizado pela Loja Débora Selanne. Rua General Osório, 2.310, Cambuí. 

Dia 21

Às 8h, Caminhada Laço Rosa, na Arautos da Paz, Taquaral.

Das 9h às 12h – Evento beneficente Outubro Rosa com oficinas artísticas, atividades esportivas, música e palestras. Praça Carmela de Vita Godoy, Vila 31 de Março. 

Dia 31

Às 10h – encerramento da campanha no Caism Unicamp

Post Anterior

Projeto "Livros nas Praças" movimenta Largo do Rosário nesta segunda

Próximo Post

IMA abre concurso para sete cargos

Sem comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *