Home»Cultura»Campinas oferece passeios e oficina na Jornada do Patrimônio Paulista

Campinas oferece passeios e oficina na Jornada do Patrimônio Paulista

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+
Casa de Saúde faz parte do roteiro – Foto: Divulgação/Desenvolvimento Econômico

Estão abertas as inscrições para a Jornada do Patrimônio Campinas, que acontece entre os dias 28 e 30 de setembro. O evento faz parte da Jornada do Patrimônio Paulista, que tem como objetivo oferecer visitas guiadas em imóveis públicos e privados e atividades dedicadas ao conhecimento e reflexão da cultura de um local. As inscrições são gratuitas e vão até o próximo dia 28.

A Jornada do Patrimônio é uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo, em parceria com as prefeituras e apoio da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA). Em Campinas, é uma realização da Secretaria de Cultura; Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo; Coordenadoria Setorial do Patrimônio Cultural e Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (CONDEPACC).

A programação da Jornada de Campinas oferece roteiros culturais com visitas aos hospitais centenários do município e uma oficina de preservação do patrimônio cultural local.

Os participantes dos roteiros culturais poderão visitar importantes hospitais da cidade, ricos em história e arquitetura, que são bens tombados ou estão em estudo de tombamento. Todas as visitas incluem um guia de turismo. O ponto de encontro para início dos passeios será na Rua Barreto Leme, ao lado do estacionamento externo da Prefeitura de Campinas.

Participam do roteiro os hospitais Santa Casa de Misericórdia de Campinas, Irmãos Penteado, Casa de Saúde de Campinas, Beneficência Portuguesa, antigo Hospital Psiquiátrico Santa Isabel, antigo Hospital Coração de Jesus, Instituto Penido Burnier e Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira.

Inscrições

Na abertura do evento, no dia 28, haverá uma oficina às 15h sobre preservação do patrimônio cultural da cidade, ministrada pela historiadora Carolina Pedro Soares e pela arquiteta Adda Ungaretti, na Estação Cultura.

Para acompanhar toda a programação, as inscrições são recebidas no Portal do Cidadão da Prefeitura de Campinas, até 28 de setembro. Basta acessar o link: (https://cidadao.campinas.sp.gov.br/?formularios) e fazer login no site.

Mais informações em http://www.campinas.sp.gov.br/passeioturistico/

http://estadodacultura.sp.gov.br/evento/18745/

Programação

Roteiros da Jornada do Patrimônio Campinas

28/09 (sexta-feira)

Oficina – 15h

Preservação do patrimônio cultural local – Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Estação Cultura

29/09 (sábado)

Roteiro 1 – 9h

Santa Casa de Misericórdia de Campinas, Hospital Irmãos Penteado, Casa de Saúde de Campinas e imediações

Roteiro 2 – 14h

Hospital Beneficência Portuguesa e antigo Hospital Psiquiátrico Santa Isabel

30/09 (domingo)

Roteiro 3 – 9h

Antigo Hospital Coração de Jesus, Instituto Penido Burnier (e museu de oftalmologia – cobertura do edifício para visualização panorâmica do entorno)

Roteiro 4 – 14h30

Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira

Post Anterior

Setor de serviços abre 66 mil vagas em agosto

Próximo Post

Filme mineiro vence Festival de Brasília e leva cinco prêmios

Sem comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *