Home»Acontece»CIS-Guanabara abriga nova edição do Mercado Mundo Mix

CIS-Guanabara abriga nova edição do Mercado Mundo Mix

0
Shares
Pinterest Google+

Nos dias 04 e 05 de agosto, a Estação Guanabara será palco de fomento à economia criativa e ao debate sobre gênero

O CIS-Guanabara recebe pela segunda vez o Mercado Mundo Mix. Em novembro o evento terá nova edição – Foto: Divulgação

Maior evento de economia criativa do País, o Mercado Mundo Mix volta a reunir em Campinas expositores de diversas áreas artísticas da região metropolitana e inova trazendo à cena cultural o debate sobre gênero com 1º Mundo Mix Drag Race, inédito concurso de drag queens inspirado em movimentos dos anos 90. Assim, a feira reafirma sua preocupação social, bem como exalta princípios fundamentais de educação, arte, sustentabilidade e empreendedorismo arrojado. O evento ocorre entre os dias 04 e 05 de agosto, das 12h às 20h, no Centro Cultural de Inclusão e Integração Social da Unicamp (CIS-Guanabara), antiga estação de trem da Mogiana. Entrada franca.

O histórico espaço receberá 75 expositores criativos ligados à moda, design, tatuagem, produtos e profissionais de beleza e artesanato, além de food trucks que protagonizam o Pic Nick num extenso gramado com decoração típica, mesas e cadeiras para bem acomodar a todos. São 17 carros com opções variadas de comidas e cervejas artesanais que prometem contemplar o público diversificado e antenado, enquanto este aprecia as novidades dos artistas. Roupas, saboaria, antiguidades, acessórios, moda pet e bolsas estão entre os artigos presentes nas bancas.

E, na tradicional Rádio Mundo Mix, o DJ Will Robson continua no comando das pick up, colando o melhor da musica mundial no CIS-Guanabara.

A área de artesanato do Mundo Mix contempla artesãos e pequenos produtores de Campinas e cidades região – Foto: Divulgação

Artesanato Criativo

O Mundo Mix mantêm nesta edição a bem sucedida parceria com  Associação dos Artesãos de Campinas, responsável pela seleção e curadoria dos expositores para levar à feira os melhores artesãos de Campinas e região. “A área de artesanato do Mundo Mix contempla artesãos e pequenos produtores de Campinas e cidades região de modo a oferecer para o público exigente da feira qualidade, novidade e a um preço acessível. Tem muita coisa bonita e interessante”, diz a diretora da associação, Rita M. Diogo. 

O artesanato é um dos principais pilares da economia criativa, em que é valorizada a criação autoral, com materiais inusitados. Por todos os cantos do mundo, artesãos produzem e expõem suas obras em feiras de rua, onde o visitante pode levar para casa uma recordação especial de cada local visitado em uma viagem, por exemplo.

1º Mundo Mix Drag Race

Artistas performáticos, drag queens, trans e toda a comunidade LGBT da Região Metropolitana de Campinas RMC)  participarão do concurso que ocorrerá em duas etapas. No sábado, haverá cinco apresentações pela categoria New Gerenation, que busca descobrir os novos talentos. O vencedor compete no domingo com mais cinco artistas profissionais na categoria principal, a Drag Race. Serão avaliados pela comissão a caracterização, a criatividade, a performance e a torcida. 

O concurso, assim como o banheiro sem gênero que chega para ficar na família Mix, tem como objetivo valorizar e promover a visibilidade da arte transformista e drag queen junto à comunidade, contribuindo para o combate ao preconceito e discriminação de gênero e orientação sexual.

“Nos anos 90, o Mundo Mix introduziu essa discussão trazendo os shows de drag do país, no qual despontaram grandes nomes para mídia, como Nany People e Silvette Montilla. Foi um sucesso estrondoso. Naquela época, a questão era mais artística, de afirmação de classe. Hoje, além disso tudo, estamos no momento de discutir gênero”, diz o idealizador do Mundo Mix, Beto Lago.

O espaço gastronômico contará com 17 food trucks – Foto: Divulgação

PIC NICK MUNDO MIX

No II Mercado Mundo Mix – Estação Guanabara 2018, o Food Park será recriado de maneira temática em um extenso gramado com decoração, mesas e cadeiras disponibilizadas pela organização. O foco principal é agregar valor ao espírito familiar e criar-se uma área espaço de convivência diurna num ambiente confortável para os dois dias de evento.

O espaço gastronômico contará com 17 food trucks escolhidos a dedo pela curadoria do chef de cozinha Cassiano de Jesus. “Nesta edição, a praça está com em um novo formato se juntando aos outros expositores e dentro do CIS. Lá estarão os trucks que selecionei tendo como prioridade a qualidade dos produtos a serem comercializados, apresentação dos food trucks, se é artesanal e não industrializado, priorizo muito a família dentro do negócio,  dou preferência aos truckeiros que vivem do negócio”, revela Cassiano.

Além de diversas opções de comida, o evento trará uma área especial de cervejas artesanais, cujo conceito se desenvolve tendo como base a economia criativa. “Eu não só acredito como defendo a ideia de atender o consumo local, entender as necessidades deste público, então, a proximidade que eventos como o Mundo Mix proporcionam são imprescindíveis para o nosso desenvolvimento e o fortalecimento do setor”, diz Samuel Faria, presidente do Polo Cervejeiro da RMC e cofundador da Cervejaria Landel, uma das três presentes na feira.

E não pense que acaba por aí. Para as crianças, a incrível Área Kids contará com várias brincadeiras lúdicas, entretenimento e diversão. Enquanto a criançada se diverte, os pais curtem os corredores do MMM com os melhores expositores da economia criativa. Diversão, conforto e alegria prometem ser palavras de ordem para quem se reunir no Pic Nick Mundo Mix. 

Os food trucks participantes são: Batata Legal, Brutus Truck, Amore Churros, E ai?… Comeu?, Home Works, Sabores de Paris Buffet e Creperia, Urbano Food Truck, Parada Obrigatória Food Truck, American Shake, De Pizza Cone, Vó Rosa Bolos Caseiros, Ciao Pizza Artesanal, Mamma Korina, Sushi Day, Burgman, Villa Cervejaria e Landel. 

A Feira Pé na Roça é atualmente um dos principais pontos de venda de produtos orgânicos em Campinas – Foto: Divulgação

Mercado Mundo Mix

Há 24 anos, o Mundo Mix fortalece a economia criativa no Brasil. Estilistas renomados como Alexandre Herchovicth, Walerio Araujo, João Pimenta, Samuel Cirnansck e Marcelo Sommer, e grandes marcas como Cavalera e Chilli Beans deram os primeiros passos no MMM. O evento foi criado em 1994 em São Paulo, passou pelo Rio de Janeiro e logo desembarcou em Campinas, onde construiu trajetória exponente que o levou à Europa.

A temporada no Antigo Continente deu-se de 2001 a 2013, quando retornou à Campinas. Desde então, foram realizadas cerca de 30 edições, inicialmente na Estação Cultura e pela segunda vez consecutiva desembarcará no CIS-Guanabara, consolidando uma parceria exclusiva com a Unicamp. Ao longo de toda sua história, atraiu milhares pessoas. E a próxima já está marcada para novembro!

Mundo Mix no CIS-Guanabara (Unicamp)

Desde a mais recente edição, em abril, o Mercado Mundo Mix está instalado no Centro Cultural de Inclusão e Integração Social da Unicamp (CIS-Guanabara), firmando uma parceria exclusiva com a Universidade Estadual de Campinas que, recentemente, foi eleita a melhor instituição de ensino superior da América Latina pelo conceituado ranking britânico Times Higher Education. O local é a antiga estação de trem da Mogiana que foi restaurada em diferentes etapas, tombada pelo CONDEPACC em 2004 e pelo CONDEPHAAT em 2018.  

O CIS-GUANABARA é um órgão da Unicamp, criado e vinculado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC). Está instalado na antiga Estação Guanabara, símbolo arquitetônico da cidade pertencente a então Cia. Mogiana, fundamental para o desenvolvimento econômico da cidade e país nos séculos XIX e XX. O CIS-Guanabara desenvolve suas atividades fundamentado numa visão ampla sobre cultura, acolhendo e promovendo ações que atendem aos ensejos do homem contemporâneo nos campos da arte, entretenimento, educação, comportamento, sustentabilidade, dentre outros. “A denominação Centro Cultural de Inclusão e Integração Social consolida o compromisso e fomento aos diálogos e trocas de saberes universidade-sociedade, por meio de ofertas públicas de bens culturais, essenciais à promoção da causa da emancipação humana”, afirma o sociólogo e diretor do CIS, Marcelo Rocco.

II Mercado Mundo Mix – Estação Guanabara 2018

Quando: 04 e 05 de agosto, das 12h às 20h

Onde: CIS-Guanabara (Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas, f. 19 3233-7801) 

Quanto: Entrada Franca – Estacionamento gratuito ao lado

Previous post

Câncer de próstata tem novo tratamento aprovado pela Anvisa

Next post

Bienal do Livro de São Paulo deve atrair 700 mil visitantes

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *