Home»Cotidiano»Carteira do Idoso garante desconto no transporte interestadual

Carteira do Idoso garante desconto no transporte interestadual

1
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Pessoas com mais de 60 anos podem pedir o benefício no Cras de seu município

Direito previsto do Estatuto do Idoso garante gratuidade e desconto nos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário – Foto: Divulgação/EBC

Pessoas acima de 60 anos e com renda de até dois salários mínimos têm direito a gratuidade ou desconto de, no mínimo, 50% nas passagens interestaduais em transportes coletivos por meio da Carteira do Idoso. O Estatuto do Idoso assegura que as empresas destinem dois assentos gratuitos para esse público, por linha, em transportes rodoviários, ferroviários e aquaviários. Caso as duas vagas já estejam preenchidas no mesmo horário e linha, o idoso poderá solicitar o desconto de 50% nas passagens.

Como solicitar a carteira?

Para emitir a Carteira do Idoso, o interessado deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da sua cidade. Lá, ele irá inscrever-se no Cadastro Único e receberá o Número de Identificação Social (NIS). Com esse número, o Cras poderá solicitar a carteira. Caso o idoso já tenha os dados no Cadastro Único, o Cras irá verificar o NIS existente e solicitar a carteirinha a partir dele.

O documento leva 90 dias para ser gerado. Enquanto isso, o cidadão pode utilizar uma declaração provisória, que tem validade de 180 dias.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social 

Post Anterior

Homenageada da Flip, Hilda Hilst ganha espaço especial em Paraty

Próximo Post

Mais de 3,3 milhões de contribuintes recebem hoje restituição do IR

Sem comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *