Home»Acontece»Orquestra Sinfônica da Unicamp inicia temporada 2018

Orquestra Sinfônica da Unicamp inicia temporada 2018

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) abre a temporada 2018 com dois concertos. O primeiro será no dia 28 de fevereiro, às 19 horas, no Theatro Municipal de Paulínia. O segundo, também às 19 horas, ocorre no dia 1 de março, no Espaço Cultural Casa do Lago na Unicamp.

A obra a ser apresentada nos concertos de abertura será “Esquinas do Cais”, de Jônatas Manzolli, que é dividida em quatro atos: Territórios, Despedidas, Marés e Retornos. Confira as palavras de Jônatas sobre a obra:

“O cais, ponto-limite entre a terra e o mar, partida e chegada de embarcações e de muita gente, é aqui apresentado por um diálogo entre a forma concerto e os conceitos de música. A obra retrata a música apreciada como linguagem: organismo que se expande, se transforma, se silencia. As esquinas são as segmentações de estilo, área, gênero, convenções e tratados. Esses comportamentos diferentes, nas suas diferenças, personificam aqueles que narram suas idas e vindas e deixam suas vidas no cais. Em quatro movimentos – Territórios, Despedidas, Marés e Retornos –, de forma simples e direta, as sonoridades evocadas através de um discurso textural não avisam o ouvinte sobre mudanças semânticas. Pois são apenas traços de uma conversa, somente conversa. No cais, todos são marinheiros ou transeuntes: do armador do transatlântico ao sem-teto na calçada. O cais é lugar de refúgio do homem comum: aquele que passa sem saber quão infinito é o mar ou o marinheiro que conhece a força das águas. Mas todos, por vezes, perdem-se em tempestades ou calmarias.”

Os músicos dos concertos serão: Manuel Falleiros (saxofone), Paulo Ronqui (trompete), Buddi Garcia (guitarra), Alexandre Zamith Almeida (piano), José Alexandre Carvalho (contrabaixo) e Leandro Barsalini (bateria/percussão). E o programa inclui:

W.A. Mozart – Sinfonia nº 40 em Sol menor K. 551
Felix Mendelssohn – Abertura “A Bela Melusina” Op. 32

O Theatro Municipal de Paulínia fica na Avenida Pref. José Lozano Araújo, 1551 – Parque Brasil 500. E a Casa do Lago fica na Avenida Érico Veríssimo, 1011 – Cidade Universitária ‘Zeferino Vaz’. Mais informações na página da Orquestra no Facebook.

Post Anterior

Casa das Rosas oferece programação especial para mulheres

Próximo Post

Mundo escondido embaixo da Antártica

Sem comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *