Home»Campinas»GM testa bicicletas elétricas para patrulhamento na Lagoa do Taquaral

GM testa bicicletas elétricas para patrulhamento na Lagoa do Taquaral

0
Shares
Pinterest Google+
A empresa EBMS, parceira da ação, tem fábrica instalada em São Bernardo do Campo (SP) – Foto: Fernanda Sunega/PMC

 

A Guarda Municipal de Campinas recebeu, nesta segunda-feira de manhã, 29 de janeiro, bicicletas elétricas a serem usadas para patrulhamento dentro e no entorno da Lagoa do Taquaral. A entrega foi na base da GM do Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) no portão 3. Os guardas municipais testarão seis bicicletas elétricas pelos próximos três meses.

 “A vantagem é ter uma autonomia maior, conseguir ir mais longe em distâncias, com menos esforço. É um período de testes e iremos aguardar os resultados após esse período. Importante destacar que o trabalho é do homem, capacitado para realizar o serviço. Nesse caso, o trabalho está aliado com a tecnologia para auxiliar esse homem a executar a atividade”, disse o secretário municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Luiz Augusto Baggio.

A ação é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, de Esportes e Lazer e a marca de bicicletas elétricas Pedalla, da Empresa Brasileira de Mobilidade Sustentável (EBMS).

 O objetivo é tornar o patrulhamento mais eficiente, auxiliando os guardas a percorrerem uma área maior em um tempo menor. Além disso, há uma diminuição do cansaço físico em relação às bicicletas convencionais.

O modelo recebido pela GM é o Rodda, com motor de 250 w e velocidade máxima de 25 km/h. A bateria tem autonomia de 40 a 60 km. O carregamento é via tomada simples, com tempo de recarga entre 3 e 5 horas.

As bicicletas elétricas recebem o nome de e-bikes. Durante o período de testes, os GMs receberão treinamento sobre o funcionamento. A empresa EBMS, parceira da ação, tem fábrica instalada em São Bernardo do Campo (SP).

Participaram da entrega das bicicletas o comandante da GM, Márcio Frizarin; o diretor-geral da Empresa Brasileira de Mobilidade Sustentável (EBMS), José Eugênio Pinheiro; o delegado da 1ª Delegacia Seccional de Campinas, José Rolim Neto; entre outras autoridades e guardas municipais.

Previous post

Observatório abre dia 31 de janeiro para a Superlua e a Lua Azul

Next post

Plano Diretor: novo macrozoneamento está disponível na internet

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *