Construção de barragens em Pedreira e Amparo é discutida pelo prefeito Hamilton Bernardes e o Bispo Diocesano Dom Luiz Gonzaga Fechio


O prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes Junior, recebeu em seu Gabinete, no Paço Municipal, a visita do Bispo Diocesano Dom Luiz Gonzaga Fechio, acompanhado do Padre Cesar Domingues de Oliveira, pároco da Paróquia de Sant’Ana, além do assessor ambiental Paschoal Loner, para discutir o projeto de construção das Barragens de Pedreira e Amparo.
O Governo de São Paulo autorizou no mês de junho, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) a construir as barragens de Pedreira e Duas Pontes, em Amparo, com investimento de R$ 782 milhões nos dois reservatórios. “As obras são importantes para garantir o abastecimento em toda a nossa região, porém estamos preocupados principalmente com a segurança, implantação de novas estradas e com a exploração turística em todo o entorno das represas. Estive reunido várias vezes no DAEE e em breve vamos promover audiências públicas para que a população possa tirar suas dúvidas”, destacou durante o encontro o prefeito Hamilton.
Para o Bispo Dom Luiz Gonzaga Fechio, a Igreja Católica tem suas dúvidas e quer ter conhecimento dos detalhes do projeto. “Nosso objetivo é ouvir os prós e contras ao projeto e só depois tomar uma decisão. Conversando com o prefeito Hamilton de Pedreira, e o prefeito Jacob de Amparo, vamos discutir com os nossos fiéis a construção destas barragens”, enfatizou o Bispo da Diocese de Amparo.
O reservatório de Pedreira, no Rio Jaguari, será o primeiro a ser construído. Terá capacidade para armazenar 31,9 milhões de metros cúbicos de água em 4,3 quilômetros quadrados, com vazão regularizada de 8,5 mil l/s. A barragem de Duas Pontes será construída no Rio Camanducaia, em Amparo, em uma área total de 8,8 quilômetros quadrados. Esse reservatório armazenará 53,4 milhões de metros cúbicos de água e terá vazão regularizada de 8,7 mil l/s.
Os municípios beneficiados pela reserva hídrica ficam nos arredores da Bacia PCJ, que abrange os rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. A previsão do DAEE é que os reservatórios estejam prontos no início de 2020. Juntas, as duas barragens terão mais de 13 quilômetros quadrados e capacidade para armazenar 85 milhões de metros cúbicos de água.
No Comment