Home»RMC»Construção de barragens em Pedreira e Amparo é discutida pelo prefeito Hamilton Bernardes e o Bispo Diocesano Dom Luiz Gonzaga Fechio

Construção de barragens em Pedreira e Amparo é discutida pelo prefeito Hamilton Bernardes e o Bispo Diocesano Dom Luiz Gonzaga Fechio

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+
O prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes Junior, o Bispo Diocesano Dom Luiz Gonzaga Fechio, o Padre Cesar Domingues de Oliveira e o assessor ambiental Paschoal Loner – Foto: Divulgação/PMP

 

O prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes Junior, recebeu em seu Gabinete, no Paço Municipal, a visita do Bispo Diocesano Dom Luiz Gonzaga Fechio, acompanhado do Padre Cesar Domingues de Oliveira, pároco da Paróquia de Sant’Ana, além do assessor ambiental Paschoal Loner, para discutir o projeto de construção das Barragens de Pedreira e Amparo.

O Governo de São Paulo autorizou no mês de junho, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) a construir as barragens de Pedreira e Duas Pontes, em Amparo, com investimento de R$ 782 milhões nos dois reservatórios. “As obras são importantes para garantir o abastecimento em toda a nossa região, porém estamos preocupados principalmente com a segurança, implantação de novas estradas e com a exploração turística em todo o entorno das represas. Estive reunido várias vezes no DAEE e em breve vamos promover audiências públicas para que a população possa tirar suas dúvidas”, destacou durante o encontro o prefeito Hamilton.

Para o Bispo Dom Luiz Gonzaga Fechio, a Igreja Católica tem suas dúvidas e quer ter conhecimento dos detalhes do projeto. “Nosso objetivo é ouvir os prós e contras ao projeto e só depois tomar uma decisão. Conversando com o prefeito Hamilton de Pedreira, e o prefeito Jacob de Amparo, vamos discutir com os nossos fiéis a construção destas barragens”, enfatizou o Bispo da Diocese de Amparo. 

O reservatório de Pedreira, no Rio Jaguari, será o primeiro a ser construído. Terá capacidade para armazenar 31,9 milhões de metros cúbicos de água em 4,3 quilômetros quadrados, com vazão regularizada de 8,5 mil l/s. A barragem de Duas Pontes será construída no Rio Camanducaia, em Amparo, em uma área total de 8,8 quilômetros quadrados. Esse reservatório armazenará 53,4 milhões de metros cúbicos de água e terá vazão regularizada de 8,7 mil l/s.

Os municípios beneficiados pela reserva hídrica ficam nos arredores da Bacia PCJ, que abrange os rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. A previsão do DAEE é que os reservatórios estejam prontos no início de 2020. Juntas, as duas barragens terão mais de 13 quilômetros quadrados e capacidade para armazenar 85 milhões de metros cúbicos de água.

Post Anterior

Fiscalização de trânsito por câmeras de monitoramento começa nesta terça, 07

Próximo Post

Consulta ao sexto lote de restituição de Imposto de Renda será aberta nesta quarta-feira, 8

Sem comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *