Home»Distritos Campineiros»Abertas inscrições para Passeio Cicloturístico em Sousas e Joaquim Egídio

Abertas inscrições para Passeio Cicloturístico em Sousas e Joaquim Egídio

0
Shares
Pinterest Google+
Trajeto na área rural deve durar cerca de 3 horas e exige bom preparo do participante – Foto: Arquivo/PMC

 

Estão abertas as inscrições para o Passeio Cicloturístico de Campinas, que acontecerá, a partir das 8h, no dia 1º de outubro nas trilhas de Sousas e Joaquim Egídio. O evento tem como objetivo apresentar o novo sistema de sinalização de placas para o cicloturismo de Campinas e o Mapa das Rotas Cicloturísticas de Sousas, Joaquim Egídio e Região. Os dois projetos são uma realização da Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

As inscrições devem ser feitas pelo portal www.campinas.sp.gov.br/cicloturismo até 29 de setembro. No dia do evento, o participante deve doar um quilo de alimento não-perecível. No momento da inscrição, o interessado precisa optar por uma das opções de passeio. Serão dois grupos com percursos e graus de dificuldades diferentes. O primeiro grupo fará uma passeio na área urbana, com um grau de dificuldade considerado fácil. A saída acontece na Estação Ambiental de Joaquim Egídio e segue pela Trilha do Bonde, com retorno para o ponto de partida. O passeio terá duração de aproximadamente uma hora e meia.

O segundo grupo fará um trajeto na área rural, num passeio que deve durar cerca de três horas e tem um grau de dificuldade alto. Este percurso não é recomendado para ciclistas iniciantes ou que não tenham experiência com mountain bike. A participação neste grupo será permitida somente para maiores de 16 anos e menores acompanhados de responsáveis ou com autorização que encontra-se em anexo no formulário de inscrição. Como não possuem caráter de competição, os passeios não terão classificação ou premiação para os ciclistas.

O passeio é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, por meio do Departamento de Turismo. Além do momento de lazer para os participantes, o evento consiste no lançamento do sistema de sinalização para cicloturismo e esportes de aventura na região da APA (Área de Proteção Ambiental) Campinas, compreendendo os distritos de Sousas e Joaquim Egídio. A finalidade é instituir o cicloturismo no município de Campinas em conjunto com as demais secretarias municipais e cidades da região.

Placas de sinalização

No dia 1º de outubro, a Prefeitura de Campinas fará também o lançamento oficial da nova sinalização das trilhas de Sousas, Joaquim Egídio e região. Foram instaladas cerca de 150 placas de sinalização em 220 quilômetros de trilhas. As placas apresentam várias informações, como localização, extensão do trecho, altitude e coordenadas. Foram contempladas também estradas vicinais das cidades de Jaguariúna, Pedreira, Amparo, Morungaba e Itatiba.

Percurso na Trilha do Bonde, com baixo grau de dificuldade, deve durar cerca de uma hora e meia – Foto: Arquivo/PMC

Mapa das Rotas Cicloturísticas

No mesmo dia será apresentado ainda o Mapa das Rotas Cicloturísticas de Sousas, Joaquim Egídio e região. Além do desenho do mapa com as rotas e as localizações das trilhas, o material possui os pontos de encontros e espaços públicos destas regiões, grupos de ciclistas que pedalam nas trilhas, telefones úteis, recomendações, entre outras informações.

Após o lançamento, os exemplares do mapa estarão disponíveis nos quatro Pontos de Informações Turísticas de Campinas: Sousas, Joaquim Egídio, Aeroporto Internacional de Viracopos e Rodoviária.

Mais informações sobre o Passeio Cicloturísitco de Campinas pelo telefone (19) 2116-0724.

Previous post

Ponte Preta vence por 1 a 0, mas Sport consegue vaga inédita na Sul-Americana

Next post

No Dia Mundial Sem Carro, o desafio da bicicleta ganha cada vez mais adeptos

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *