Home»Cultura»Lagoa do Taquaral recebe evento com gastronomia vegana neste domingo

Lagoa do Taquaral recebe evento com gastronomia vegana neste domingo

0
Shares
Pinterest Google+
Restaurantes oferecerão pratos veganos variados de até R$ 20,00 – Foto: Arquivo/PMC

 

A gastronomia vegana (ou vegetariana estrita) será o destaque do Veggies no Parque, evento que será realizado neste domingo, 17 de setembro, na Praça das Bandeiras da Lagoa do Taquaral, em Campinas. Além da participação de dezenas de restaurantes que oferecerão variados pratos veganos ao valor máximo de R$ 20,00, o evento contará com uma feira de produtos naturais e palestras, com o objetivo de promover o vegetarianismo como uma opção alimentar ética, saudável e sustentável. A entrada (gratuita) será pelo Portão 7 da Lagoa.

O Veggies no Parque é uma realização do Núcleo de Campinas da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), em parceria com a prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, e com o apoio do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau.

Além da praça de alimentação, o evento terá uma feira de cosméticos, produtos de higiene pessoal, roupas, calçados e diversos produtos Cruelty Free, que na tradução do inglês para o português significa “livre de crueldade” e se aplica a produtos que não foram testados em animais. A programação terá início às 9h30 com uma aula de zumba. Das 10h30 às 11h, acontece uma aula de yoga com o método DeRose. A partir das 12h30, será realizada uma série de palestras sobre os benefícios do vegetarianismo.

O evento terá também expositores de produtos orgânicos de Campinas, incentivando o consumo diretamente do produtor. “Não podemos relacionar os alimentos veganos sem falar dos orgânicos. Iremos demonstrar como é possível e acessível introduzir alimentos orgânicos em seu consumo diário”, afirma a nutricionista Aline Ruffi, coordenadora do Núcleo de Campinas da SVB. A Sociedade Vegetariana Brasileira atua desde 2003 promovendo o vegetarianismo como uma opção alimentar ética, saudável e sustentável. A instituição também trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos.

O vegetarianismo é o regime alimentar que exclui todos os tipos de carnes. Entre as suas classificações está o vegetarianismo estrito, que tem a mesma filosofia do veganismo no âmbito alimentício, não utilizando nenhum produto de origem animal na sua alimentação, incluindo ovos e laticínios. “No evento teremos somente a culinária vegetariana estrita, que é a mesma da gastronomia vegana. Teremos pratos saborosos e criativos a preços acessíveis”, destaca Aline Ruffi. Contando com restaurantes de sete cidades do Estado de São Paulo, o Veggies no Parque terá cardápio vegano variado, com comida árabe, porções, lanches, pastéis, hambúrgueres, petiscos, doces, entre outros.

Segundo o último levantamento do IBOPE, 8% da população brasileira se declara vegetariana, sendo que esse número atinge 10% entre a população de 65 a 75 anos. “Esse dado é relevante, pois com o aumento da longevidade dos brasileiros, a busca por alimentos saudáveis e de fácil digestão aumentaram significativamente. Em Campinas, o número de vegetarianos segue a média nacional de 8%”, diz a nutricionista Aline Ruffi.

Programação:

9h30 – Aula de Zumba

Das 10h30 às 11h – Aula de Yoga – Método De Rose

Palestras

12h30: Benefícios da Alimentação Plant based para a promoção da Saúde/Lançamento da Campanha da SVB

13h: A Revolução Verde

13h30: Mercado Vegano/Opção Vegana

14h: Se Programando Para o Sucesso

14h30: Vegetarianismo e Espiritualidade

15h: Alimentação Plant Based e Desempenho Esportivo

(Serão sorteados brindes exclusivos e cestas para os participantes das palestras)

Previous post

Fim de semana tem Downhill de Mountain-bike no Parque Ecológico

Next post

Ponte decepciona em casa, Atlético-GO vence e eleva esperança contra rebaixamento

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *