Home»Cultura»Concertos reúnem 200 artistas no Castro Mendes nesta sexta e sábado

Concertos reúnem 200 artistas no Castro Mendes nesta sexta e sábado

0
Shares
Pinterest Google+
Orquestra Sinfônica de Campinas – Foto: Fernanda Sunega

 

Sob a batuta do maestro Victor Hugo Toro, perto de 200 artistas estarão no palco do Teatro Castro Mendes para homenagear o grande compositor campineiro Carlos Gomes nos concertos deste final de semana, com entrada gratuita.

As apresentações, na sexta e sábado, 15 e 16 de setembro, às 20h, irão reunir Sinfônica de Campinas, Bandinha Cênica do Conservatório Carlos Gomes, Coral Meninos Cantores de Campinas, além dos vencedores do X Concurso Estímulo para Cantores Líricos. Os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência do início dos espetáculos.

O repertório reúne árias de Carlos Gomes e a Cantata da Primavera, do também campineiro Orlando Fagnani, com letra de Léa Ziggiatti, que terá a participação da Bandinha Cênica e do grupo Meninos Cantores.

Os nomes dos ganhadores do Concurso Lírico serão anunciados ao público durante os concertos.

Carlos Gomes e Orlando Fagnani: os compositores

O reconhecimento de Carlos Gomes (1836-1896) como um compositor significativo para a música brasileira não é recente. Sua produção é grande, assim como a pesquisa desenvolvida em torno de suas composições. Desde o sucesso de sua primeira ópera, A Noite do Castello, Dom Pedro teve a intenção de enviar o músico à Alemanha para desenvolver suas habilidades musicais. Apenas após o triunfo de Joana de Flandres, o compositor sentiu-se seguro para continuar seus estudos fora do país. Chegou então à Itália, em Milão, e iniciou seus estudos com professores particulares.

Com o sucesso da estreia de Il Guarany no Teatro alla Scala de Milão, um dos mais importantes espaços de performance operística mundial, o compositor recebeu seu diploma do conservatório da cidade. Viveu grande parte de sua vida na cidade italiana e conseguiu divulgar parte da cultura brasileira em uma cidade europeia. Talvez não pudesse recriar uma arte distante da música estruturada a partir de uma linguagem como a de Verdi e disseminar um olhar inteiramente nacionalista. Entretanto, pôde, a partir das ferramentas que possuía, dar visibilidade a uma cultura distante de um povo que se posicionou como centro cultural de produção musical operística e “isso é extremamente louvável”, observa o pesquisador Leonardo Augusto Cardoso de Oliveira.

Também natural de Campinas, Orlando Fagnani (1922-1977) trabalhou por 50 anos no Conservatório Carlos Gomes. Entre suas composições estão duas cantatas: a que será apresentada neste concerto e outra de Natal. Também compôs músicas para piano, canto coral, música de câmara e orquestra. Aos sete anos, inicia seus estudos musicais e durante sua trajetória profissional, apresentou-se em vários palcos, inclusive ao lado de Niza Tank. Sua Cantata da Primavera foi escrita em 1969 e a letra é de Léa Ziggiatti. A primavera, como o próprio título traz, é o mote da obra. Segundo o musicólogo Leonardo, “há uma tentativa de composição descritiva, que narra a transição do inverno para a primavera. Notamos desde momentos em que a estação é anunciada até sua celebração em sua chegada”.

Programa

ANTONIO CARLOS GOMES (Campinas, 1836 – Belém, 1896)

Il Guarany – Protofonia

ORLANDO FAGNANI (Campinas, 1922 – Campinas, 1977)

Cantata da Primavera

ANTONIO CARLOS GOMES (Campinas, 1836 – Belém, 1896)

Colombo – Nell Isola

Lo Schiavo – Hino della Libertá

Lo Schiavo – Recitativo ed Aria – O ciel di Parahyba

Colombo – Recitativo ed Aria – Vittoria! Vittoria

Maria Tudor – Recitativo ed Aria – Ogni rumor di passi

Lo Schiavo – Recitativo ed Aria – All’istante partir di qui vorrei…Quando nascesti tu

Il Guarany – Recitativo ed Aria – Vanto io pur

Lo Schiavo – Recitativo ed Aria – Sospettano di me… Sogni d’amor

Salvator Rosa – Recitativo ed Aria – Il foglio io segneró… Di sposo di padre

Serviço

Orquestra Sinfônica de Campinas

Victor Hugo Toro, regente

Bandinha Cênica do Conservatório Carlos Gomes

Coral Meninos Cantores de Campinas

Solistas vencedores do X Concurso Estímulo para Cantores Líricos

Quando:

sexta, 15 de setembro, 20h

sábado, 16 de setembro, 20h

Onde: Teatro Castro Mendes (Praça Correa de Lemos, s/n. Vila Industrial. Campinas). Telefone (19) 3272-9359.

Entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência do início dos espetáculos.

 

Previous post

Mais da metade dos adultos brasileiros não chegam ao ensino médio, diz OCDE

Next post

Alça da D. Pedro I para a Prof. Zeferino Vaz passa por obras nesta quarta-feira (13)

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *