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Serviços municipais agora podem ser acessados também pelo celular

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Técnico da IMA explicou o funcionamento do novo aplicativo – Foto: Carlos Bassan/PMC

O lançamento, na tarde desta terça-feira, 11 de julho, do aplicativo Portal do Cidadão, abriu para a população a possibilidade de acessar, pelo celular e de forma gratuita, serviços municipais que registram grande procura. O novo aplicativo dará acesso aos serviços 156, Procon, consulta aos protocolos, busca de medicamentos, adoção de animais, emissão de 2ª via do carnê de IPTU, consulta a multas de trânsito, calendário de eventos da cidade e procura por vagas de emprego do CPAT (Centro Público de Atendimento ao Trabalhador).

Ao apresentar o aplicativo, o prefeito Jonas Donizette afirmou que a meta é facilitar e ampliar ainda mais o acesso do munícipe aos órgãos da administração municipal. “É mais uma maneira da Prefeitura se aproximar da população”, disse o prefeito.

Jonas Donizette convidou a população a conhecer o aplicativo, que pode ser baixado para sistemas Android e IOS, e fazer uso da facilidade trazida pelo sistema. Além de aproximar a prefeitura do cidadão, o Portal trará agilidade, conforto e economia de tempo.

A nova ferramenta é uma extensão, para celular, do Portal do Cidadão que já existia na web e que oferece acesso a 32 serviços públicos. “Inicialmente, o aplicativo para telefonia móvel oferece nove serviços, mas a meta é agregar pelo menos um novo serviço a cada mês”, explicou o secretário de Gestão e Controle, Thiago Milani.

O secretário explicou que as ferramentas digitais implantadas pelo governo municipal desde 2013 visam democratizar a relação entre o poder público e a sociedade e facilitar a vida do cidadão. “Espero que o novo aplicativo ajude muito o dia a dia das pessoas”.

Funcionamento

O novo aplicativo exibe os nove serviços na tela do celular e o usuário poderá fazer o cadastro por meio do Facebook ou do Google. Ao se cadastrar, também será possível, entre outras opções, receber avisos dos serviços solicitados, visualizar os protocolos e as tramitações na prefeitura.

No ícone de medicamentos, por exemplo, o aplicativo permite ao usuário saber qual a unidade de saúde mais próxima em que ele pode encontrar o remédio desejado. No caso de adoção de animais, o interessado poderá visualizar pelo celular a foto do animal e a sua descrição, e enviar uma manifestação de interesse.

A ferramenta também permite ao usuário solicitar a segunda via do carnê do IPTU, consultar multas de trânsito e vagas de emprego no CPAT, informações sobre eventos, além de poder acompanhar pelo celular o trâmite de protocolo ou de uma solicitação feita pelo 156.

O aplicativo foi desenvolvido pela Secretaria de Gestão e Controle em parceria com a IMA (Informática de Municípios Associados). O presidente da empresa, Fernando Garnero, afirmou que o governo tem conduzido a cidade para figurar entre as mais conectadas e inteligentes do Brasil. “Campinas está em oitavo lugar no ranking Connected Smart Cities, realizado pela consultoria Urban Systems em junho deste ano”, lembrou Garnero.

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