Home»Campinas»Campinas sedia, de 10 a 12 de julho, o Fórum Brasil de Gestão Ambiental

Campinas sedia, de 10 a 12 de julho, o Fórum Brasil de Gestão Ambiental

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Campinas será palco, de 10 a 12 de julho, do Fórum Brasil de Gestão Ambiental (FBGA). Segundo os organizadores, trata-se do maior evento ambiental já realizado no país, onde cerca de 50 atividades simultâneas irão acontecer ao longo de três dias, como palestras, workshops, fóruns, debates, câmaras técnicas, rodadas de negócios, exposições e feira de tecnologias, entre outros. As atividades, gratuitas, serão realizadas na Expo Dom Pedro das 8h às 21h.

O evento tem por objetivo promover o diálogo entre os diversos atores (setor público, privado, instituições e organizações não governamentais) a fim de fortalecer a gestão ambiental em âmbito nacional, em um processo de construção coletiva, valorizando o intercâmbio de ideias diante da diversidade de iniciativas inovadoras e efetivas em curso no país.

Sentimos que faltava um grande evento multisetorial que pudesse reunir, em um mesmo espaço, atores, instituições e organismos que querem e precisam dialogar entre si, que requerem oportunidades de conjugação de visões para um futuro sustentável”, explica o presidente da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente(Anamma), secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, e coordenador geral do Fórum Brasil, Rogério Menezes.

O FGBA é uma realização da Anamma em parceria com instuições públicas e privadas, entre elas, a Prefeitura de Campinas, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Conselho Municipal de Meio Ambiente de Campinas (Comdema), Programa Cidades Sustentáveis, SOS Mata Atlântica, Consórcio PCJ, Ministério do Meio Ambiente, entre outras.

Para o prefeito Jonas Donizette, no papel de anfitrião e presidente da FNP, “o Fórum Brasil abre as atividades comemorativas de aniversário de Campinas, que tem a satisfação de receber técnicos e lideranças de gestão ambiental de todo o país”.

Temas

Fortalecimento e Financiamento do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama), Desafios da regularização fundiária, Perspectivas do Saneamento Básico no Brasil, Utilização de Drones no Registro de Informações Ambientais, Direitos da Natureza e Políticas Públicas nas Cidades, Gerenciamento de Áreas Contaminadas e outros temas serão apresentados e debatidos com a população interessada e com técnicos da áreaAs experiências bem sucedidas em Campinas serão apresentadas no Fórum, como por exemplo, a política de bem estar animal.

Um dos destaques da programação, no dia 12, será o Fórum de Políticas Públicas em Proteção e Bem Estar Animal, das 8h às 12h, em que serão abordados a questão da Implantação de Conselhos Municipais, Regionais e Estaduais de Proteção e Defesa dos Animais, e também será apresentada a experiência de Campinas para políticas públicas para animais domésticos, com a criação do Departamento de Proteção e Bem Estar Animal (DPBEA) e a recente sanção do Estatuto dos Animais. A experiência de Curitiba na área também será apresentada. Esse evento tem como público alvo protetores, alunos de ensino superior e a população em geral.

O Fórum Brasil, em Campinas, é a síntese dos esforços na agenda ambiental desenvolvidos desde 2013. O evento consolida a liderança da cidade e aumenta ainda mais nossa responsabilidade”, diz Rogério Menezes que, durante o evento, deve ser reeleito Presidente Nacional da Anamma – associação nacional que reúne os gestores ambientais dos municípios brasileiros.

A programação completa do FBGA pode ser conferida no site http://www.fbga.com.br/programacao/, onde também podem ser feitas as inscrições gratuitas.

O evento será realizado nos dias 10, 11 e 12 de julho, no espaço Expo Dom Pedro (Shopping Dom Pedro, Av. Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra, Campinas – SP), sempre das 8h até 21h.

Post Anterior

Prefeitura de Sumaré reforça sinalização de trânsito nas vias da cidade

Próximo Post

Arraial Afrojulino do Jongo Ribeiro será no sábado, na Fazenda Roseira

Sem comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *