Home»Campinas»MACC oferece curso de Astronomia e Astrofísica com entrada gratuita

MACC oferece curso de Astronomia e Astrofísica com entrada gratuita

0
Shares
Pinterest Google+
Físico Júlio Penereiro vai falar sobre conceitos para se entender o universo – Foto: Renato César Pereira

 

Planetas, satélites, estrelas, nebulosas e outros corpos celestes que povoam a imaginação são temas do curso “Fundamentos de Astronomia e Astrofísica”, que será ministrado pelo físico Júlio Penereiro, de 3 a 7 de julho, no Museu Arte Contemporânea de Campinas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Secretaria de Cultura, pelo telefone (19) 2116-0524. O curso, com participação gratuita, oferece 30 vagas.
 
A ideia é proporcionar o desenvolvimento de conceitos astronômicos e o embasamento necessário para entender o universo. No conteúdo, as diferenças dos corpos celestes, as leis presentes nos fenômenos (tipos de movimentos dos astros, eclipses, conjunções, emissões de energias, dentre outros) e o uso de equipamentos ópticos (binóculos, telescópios refratores e refletores, fotografias astronômicas, fotometria e espectroscopia).
 
O físico Júlio Penereiro atua no Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini. É professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, ministra aulas em cursos de graduação e pós-graduação na área de ciências exatas do Ceatec/PUC Campinas. Graduado em Física pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado e doutorado em Astronomia pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Física de Partículas pela Unicamp. Tem experiência na área de Física Básica e Experimental, Astronomia e Astrofísica e Meio Ambiente. Trabalha com temas relacionados ao ensino de ciências, com ênfase na Física Básica, Matemática e na Astronomia.
Serviço
Curso “Fundamentos de Astronomia e Astrofísica”
 Ministrado pelo físico Júlio Penereiro.
Quando: 3 a 7 de julho, das 19h às 21h.
Onde: Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) Av. Avenida Benjamin Constant, nº 1.633. Centro. Campinas. No último dia, 7 de julho, a aula será no Observatório Municipal Jean Nicolini. Distrito de Joaquim Egídio).
Inscrições abertas pelo telefone (19) 2116-0524.
Previous post

Finep publicará edital de R$ 50 milhões para alavancar startups

Next post

PGR denuncia Temer por crime de corrupção passiva

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *