Home»Campinas»Fotos da Mata de Santa Genebra ficarão expostas no Galleria Shopping

Fotos da Mata de Santa Genebra ficarão expostas no Galleria Shopping

0
Shares
Pinterest Google+
Título da mostra explica seu objetivo: Conhecer para Preservar - Foto: PMC
Título da mostra explica seu objetivo: Conhecer para Preservar – Foto: PMC

O Galleria Shopping recebe até 2 de junho a exposição “ARIE Mata de Santa Genebra: Conhecer para conservar”, sobre a Mata de Santa Genebra, maior fragmento florestal da Região Metropolitana de Campinas. Além de fotos e painéis explicativos sobre a mata, o evento contará com atividades destinadas às crianças, proporcionando, além de diversão e informação, a discussão sobre a necessidade do envolvimento da população em ações de conservação da natureza.

A mostra é parte do projeto “A Mata Vai”, que representa uma das mais importantes estratégias da Fundação José Pedro de Oliveira para que informações sobre a Área de Relevante Interesse Ecológico Mata de Santa Genebra sejam levadas a um público que, por algum motivo, não pode se dirigir a essa área de inquestionável valor ambiental, histórico e cultural.

“A demanda frequente pela realização de exposições e palestras, bem como o envolvimento dos participantes nas atividades, nos levaram à criação da mostra, integrando eventos com a temática ambiental e alimentando o debate sobre a importância das florestas urbanas para a conservação da biodiversidade e promoção da qualidade de vida da população”, afirma Thiago Ferrari, presidente da Fundação.

O gerente geral do Galleria Shopping, Francisco Finocchiaro, comemora a iniciativa e ressalta que esta será a primeira vez que um shopping receberá uma exposição sobre a Mata de Santa Genebra. “Estamos muito felizes em propiciar que nossos clientes saibam mais sobre esse importante patrimônio ambiental de Campinas”, destacou.

A exposição contará com cinco painéis que trarão fotos e textos com as seguintes temáticas: “Breve Histórico da Área de Relevante Interesse Ecológico Mata de Santa Genebra”, “A importância da Mata de Santa Genebra para a conservação da fauna regional e Apresentação do trabalho realizado pela Fundação José Pedro de Oliveira”.

Também serão abordadas na mostra os temas “Apresentação das Características da Mata Atlântica de Interior: A riqueza de aves da Mata de Santa Genebra”, “O borboletário da Mata Santa Genebra; Apresentação dos projetos de Educação Ambiental da Mata de Santa Genebra” e “A riqueza de flora da Mata de Santa Genebra”.

A programação infantil paralela contará com duas atividades principais. A primeira delas é a contação de uma história na qual duas crianças têm como objetivo conhecer a Mata de Santa Genebra. Nesse contexto, irão surgir desafios para elas seguirem, respondendo a algumas perguntas até chegarem à trilha ecológica (segunda atividade). Na trilha, que consiste em um jogo de dados, elas responderão a mais questões, cumprindo 20 casas até finalizarem o caminho, de forma lúdica e educativa. Ao terminarem, farão um passeio final pela exposição.

Além das brincadeiras, que acontecerão nos dias 18, 19, 24 e 25 de maio e 1º de junho, sempre das 14h às 16h30, no dia 24 de maio, quarta-feira, às 18h, os visitantes poderão assistir a um divertido teatro de fantoches, inspirado no livro “O Peixinho Prateado e o Gatão Branco”, de Vera Pereira. Os pequenos conhecerão a aventura de Lelê, que passa a cuidar de Lili (peixinho prateado), mas um Gatão Branco aparece inusitadamente e quer pegar o peixinho. O espetáculo, produzido pelo GRUMALUC, tem músicas inéditas com letras e melodias da autora Vera Pereira, arranjos de Teca Rios e Dalva Torres.

A exposição itinerante poderá ser visitada gratuitamente na praça de eventos do segundo piso do shopping, de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos, das 14h às 20h.

Previous post

Debate marca Dia Internacional de Museus em Campinas

Next post

Fundação José Pedro de Oliveira abre inscrições para estágio

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *