Home»Geral»Horário de verão começa no domingo, 16

Horário de verão começa no domingo, 16

0
Shares
Pinterest Google+
Este ano o horário de verão vai até 19 de fevereiro - Foto: Arquivo/Agência Brasil
Este ano o horário de verão vai até 19 de fevereiro – Foto: Arquivo/Agência Brasil

A partir da zero hora do próximo domingo (16), os moradores do Distrito Federal e de mais dez Estados devem adiantar seus relógios em uma hora. A medida vale até a zero hora do dia 19 de fevereiro de 2017, quando os relógios voltam ao horário normal.

O objetivo da medida, adotada no Brasil desde 1931, é proporcionar uma economia de energia para o país, com menor consumo no horário de pico (entre as 18h e as 21h), pelo aproveitamento maior da luminosidade natural. Com isso, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.

No ano passado, a adoção do horário de verão possibilitou uma economia de R$ 162 milhões, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A economia foi possível porque não foi preciso adicionar mais energia de usinas termelétricas para garantir o abastecimento do país nos horários de pico.

Essa redução representa cerca de 4,5% da demanda de ponta das três regiões e é equivalente a uma vez e meia a carga no horário de ponta de Brasília ou o dobro da carga no horário de ponta de Florianópolis.

Com informações das Agências 

Previous post

Boteco na Estação traz o samba do Casa Caiada neste sábado

Next post

Receita libera pagamento do quinto lote de restituições do IR 2016

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *