Home»RMC»Às vésperas da Rio 2016, Viracopos é o 1º terminal do país a inspecionar 100% das exportações

Às vésperas da Rio 2016, Viracopos é o 1º terminal do país a inspecionar 100% das exportações

0
Shares
Pinterest Google+

Serão inspecionadas as cargas tanto nos cargueiros quanto nos voos de passageiros que levam volumes no porão

A inspeção ocorrerá tanto nos cargueiros quanto nos voos de passageiros que levam cargas de porão juntamente as bagagens - Foto: Divulgação
A inspeção ocorrerá tanto nos cargueiros quanto nos voos de passageiros que levam cargas de porão juntamente as bagagens – Foto: Divulgação

O Aeroporto Internacional de Viracopos passa a ser a partir desta semana o único terminal do país a inspecionar 100% da carga que entra no Terminal de Cargas para a exportação. Para isso, foram implantados mecanismos de inspeção com três aparelhos de raio-X de última geração, cães farejadores e equipamentos de detecção de traços de explosivos e de substâncias químicas consideradas de alto risco. A inspeção ocorrerá tanto nos cargueiros quanto nos voos de passageiros que levam cargas de porão juntamente as bagagens.

A elevação do rigor na fiscalização visa à redução de riscos por causa das ocorrências recentes de atos de terrorismo praticados contra a aviação civil mundial, além de reforçar a segurança em virtude da aproximação dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

“Hoje, com exceção dos EUA, onde é obrigatória a inspeção na origem, a inspeção de cargas em aeronaves que vão para outros países, como para a Europa, por exemplo, deixa a desejar. O passageiro de voos comerciais não sabe o que as aeronaves levam no porão. Isso é gravíssimo”, disse gerente de Segurança de Viracopos, Samuel Conceição da Silva.  

O Terminal de Carga (Teca) de Viracopos é um dos mais importantes e movimentados do Brasil e é o maior em volume de carga importada do país. Além de contar com uma ampla e moderna estrutura para movimentação, armazenamento e liberação de cargas, é responsável por movimentar cerca de 40% de toda carga aérea importada do país.

Rigor

Para implementar as mudanças, foi necessário a alteração de todo o layout e do fluxo operacional do Terminal de Exportação. Para isso, Viracopos criou uma Área Restrita de Segurança (ARS) dentro do Terminal de Cargas. Com isso, 100% das cargas serão inspecionadas.

De acordo com o gerente de Segurança, será feito o monitoramento do fluxo de exportação de cargas, com acompanhamento e registro de todas as etapas, desde a chegada das cargas nas docas até o carregamento nas aeronaves. “Serão realizados serviços especiais de acordo com a demanda dos Operadores Aéreos na área de Monitoramento e Controle de Cargas visando a Segurança das Cargas e das Operações”, disse o gerente.

O sistema prevê que a Receita Federal e a Polícia Federal tenham acesso simultâneo às imagens de todo o processo de inspeção de cargas. Hoje, são pelo menos 110 câmeras de segurança instaladas no Terminal de Cargas.

O sistema de “super-segurança” de Viracopos no TECA Exportação já foi apresentado à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e à TSA (sigla em inglês para a Administração de Segurança no Transporte, dos EUA). O sistema também segue os padrões de segurança estipulados pela EASA (sigla em inglês para Agência Europeia para a Segurança da Aviação).

Prêmio

Como reconhecimento das melhorias e dos investimentos realizados, Viracopos foi eleito o melhor aeroporto de carga da América Latina no Air Cargo Excellence Awards 2016. A premiação é realizada pela Air Cargo World, uma das principais publicações do setor, em parceria com a IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos, sigla em inglês).

A avaliação é baseada na pesquisa Air Cargo Excellence, criada em 2005, e visa celebrar os melhores desempenhos na área de transporte aéreo. “Nosso principal objetivo é a otimização da performance do aeroporto para o cliente, tanto para passageiros quanto para cargas. Essa premiação mostra que nossos esforços estão seguindo no caminho certo”, comemora o diretor-presidente do aeroporto, Gustavo Müssnich.

Previous post

TSE: mais de 144 milhões de pessoas estão aptas para votar na eleição deste ano

Next post

Sem bolsas para graduação, Ciência sem Fronteiras terá foco no ensino médio

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *