Home»RMC»Programa do Consórcio PCJ contabiliza plantio de 50 mil mudas nativas

Programa do Consórcio PCJ contabiliza plantio de 50 mil mudas nativas

0
Shares
Pinterest Google+
Ação leva a sequestro de 4,5 mil toneladas de carbono - Consórcio PCJ/Divulgação
Ação leva a sequestro de 4,5 mil toneladas de carbono – Consórcio PCJ/Divulgação

O Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ (da bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) contabilizou o plantio de 50 mil mudas nativas durante o ano de 2015, o que representa a recuperação florestal de uma área equivalente a 30 hectares ou 300 mil metros quadrados, possibilitando o sequestro de 4,5 mil toneladas de carbono da atmosfera, segundo o órgão.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Florestas, cada hectare de floresta em desenvolvimento é capaz de absorver de 150 a 200 toneladas de carbono, um dos gases responsável pelo efeito estufa, apontado por especialistas como o responsável pelas mudanças climáticas e consequente alteração da temperatura do planeta.
As matas ciliares também são importantes para a infiltração de água no solo, o que vai recarregar o lençol freático e, por conseguinte, as nascentes dos rios, segundo o consórcio. O órgão calcula que o plantio resulta numa possível recarga do lençol freático estimada em 90 milhões de litros de água. “Iniciativas como a de reflorestamentos promovida pelo Consórcio PCJ devem servir de alento e exemplo para a comunidade, empresas e poder público na busca por um mundo mais sustentável”, comenta o coordenador de projetos do Consórcio PCJ e responsável pelo Programa de Proteção aos Mananciais, Guilherme Valarini.
Com informações do Jornal Tododia
Previous post

MP de Contas pede auditoria da Secretaria Estadual da Educação de SP

Next post

Receita paga hoje R$ 2,7 bilhões em restituições do Imposto de Renda

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *