Home»Cultura»Grupo Os Geraldos estreia novo espetáculo

Grupo Os Geraldos estreia novo espetáculo

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

A direção é do ator armênio Arman Saribekyan, do Théâtre du Soleil

Cena do espetaculo O Drama e outros contos de Anton Tchekhov - Foto Ramiro Rodrigues
Cena do espetáculo O Drama e outros contos de Anton Tchekhov – Foto Ramiro Rodrigues

O grupo Os Geraldos, de Campinas, estreia seu quinto espetáculo “O Drama e o outros contos de Anton Tchekhov”, com direção de Arman Saribekyan, ator armênio do Théâtre du Soleil (França), na próxima terça-feira (5) às 20h, com reapresentações na quarta e na quinta-feira (6 e 7) no mesmo horário, no CIS Guanabara, com entrada gratuita. O espetáculo traz à cena quatro contos do dramaturgo russo Anton Tchekhov – O Drama, O Criminoso, A Pamonha e A Corista -, explorando, nessas curtas histórias, cenas do dia a dia que tratam, com bom humor, injustiças, julgamentos e conflitos humanos.

Tchekhov é principalmente conhecido por suas peças, tais como As Três Irmãs, Tio Vânia, O Jardim das Cerejeiras e A Gaivota. A peça, no entanto, explora uma faceta do grande autor russo um pouco menos conhecida mundialmente: seus contos.

Compõem o elenco Carolina Martins Delduque, Julia Cavalcanti, Lucas Gonzaga e Maíra Herissé. Quem assina a direção é Arman Saribekyan, ator armênio do Théâtre du Soleil (França), sob direção de Ariane Mnouchkine. Saribekyan possui formação no Atelier Studio Du Théâtre National de La Jeunesse (TNJ) – Ucrânia (1997-2000) e na Ecole Internationale de Théâtre Béatrice Brout – Paris (2004-2006). Desde 2014, atua na peça Macbeth, de W. Shakespeare. Em 2015, atuou no filme Olmo e a gaivota, de Petra Costa. Estudioso de Anton Tchekhov, já ministrou diversos workshops sobre o dramaturgo no Brasil e encontrou o grupo Os Geraldos em 2013, quando, em visita ao Brasil, ministrou no Centro de Formação e Produção Teatral (antigo espaço do grupo) a oficina “Tchekhov de Carne e Osso”. Desde então, passou a ser planejado esse reencontro, que se concretiza em 2015, com a criação do novo espetáculo do grupo.

Processo de Criação

O processo de criação do espetáculo e adaptação dos contos para o teatro partiu de uma revisão nas traduções dos textos selecionados do russo para o português, realizada pelo grupo e pelo diretor – fluente na língua russa. Esse trabalho de desvendar as entrelinhas, à busca de palavras precisas, revelou ricos subtextos para a interpretação dos atores, nessa descoberta das emoções sugeridas pelo autor e imersão na própria situação dramática.

A utilização de sombras e uma iluminação sóbria valorizam o trabalho do ator, minucioso em nuances e sutilezas, nos “duetos” que apresentam cada conto e na linha narrativa delicada que os une.

O grupo

O grupo Os Geraldos, que foi fundado em 2008 em Campinas, já passou por mais de 40 cidades em apresentações que percorreram nove estados brasileiros, além da participação e premiação em festivais nacionais e internacionais em países como Marrocos, Argentina e Peru, atingindo mais de 14 mil pessoas.

Atualmente realiza suas atividades no Centro Cultural de Inclusão e Integração Social – CIS Guanabara, onde acontecem não só os processos criativos e ensaios do grupo, como também apresentações teatrais, sempre gratuitas e abertas ao público, e o Curso de Formação de Atores, que abre turmas anualmente.

Serviço

Estreia do espetáculo “O Drama e outros contos de Anton Tchekhov”

Dias: 5, 6 e 7 de julho (terça, quarta e quinta-feira)

Horário: 20 horas

Local: CIS Guanabara – Rua Mário Siqueira, 829 – Botafogo.

Entrada: Gratuita – retirar ingressos uma hora antes de cada espetáculo

Classificação: 12 anos

Duração: 50 minutos

Sinopse: O espetáculo traz à cena quatro contos do dramaturgo russo Anton Tchekhov – O Drama, O Criminoso, A Pamonha e A Corista -, explorando, nessas curtas histórias, cenas do dia a dia que tratam, com bom humor, injustiças, julgamentos e conflitos humanos.

Mais informações: osgeraldos@yahoo.com.br / (19) 3327.1605 ou (19) 99276.7571 (Os Geraldos)

 

Post Anterior

Pedágio nas rodovias do Estado de São Paulo sobe nesta sexta

Próximo Post

Semana Guilherme de Almeida vai espalhar pacotes com livros pela cidade, de 4 a 11 de julho

Sem comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *