Home»Campinas»Campinas inclui a Escola de Cadetes no roteiro turístico

Campinas inclui a Escola de Cadetes no roteiro turístico

0
Shares
Pinterest Google+
Autoridades presidiram a cerimônia | Foto: Antônio de Oliveira
Autoridades presidiram a cerimônia | Foto: Antônio de Oliveira

Por que a Escola Preparatória de Cadetes do Exército é pintada de cor-de-rosa? A população poderá descobrir esta e outras peculiaridades da escola militar, que abrirá suas portas à visitação pública a partir de uma parceria com a Prefeitura assinada na tarde desta sexta-feira, 24 de junho. O documento firmado pelo prefeito Jonas Donizette celebra convênio do Departamento de Turismo com a EsPCEx, incluindo a Escola no Programa de Roteiros Turísticos.

A primeira visitação ao público desde que a escola foi fundada, na década de 1940, será no domingo da próxima semana, 3 de julho. O passeio é gratuito, mediante inscrição que pode ser feita a partir da próxima segunda-feira, dia 27 de junho, pelo site www.campinas.sp.gov.br/passeioturistico.

“O povo precisa conhecer os espaços que a cidade tem. Poucas cidades têm um prédio tão bonito e tão grandioso como este e o roteiro certamente vai atrair muitos visitantes. Celebramos esta parceria para que as pessoas tenham a oportunidade de vir com a família, com os amigos, para ter um passeio interessante e rico em conhecimento”, disse o prefeito Jonas Donizette.

Ao chegar para a assinatura do convênio, o prefeito Jonas e a primeira-dama, Sandra Ciocci, foram recebidos pelo coronel comandante da EsPCEx, Gustavo Henrique Dutra de Menezes, e sua esposa, Adriane Corrêa Dutra de Menezes. Os casais fizeram, juntos, o percurso do roteiro turístico que será percorrido pela população. “A Escola de Cadetes é uma construção maravilhosa, em estilo colonial espanhol, impressiona pela sua grandiosidade. Acredito que vai atrair pessoas interessadas pela parte arquitetônica, pelas obras de artes e a população em geral pela sua própria história”, acrescentou o prefeito.

O prefeito e a primeira-dama foram recepcionados no Salão Nobre da escola, onde está o lustre que pertenceu ao Teatro Municipal Castro Gomes. Eles fizeram também a Rota Amarela, a mesma que será oferecida na visita do dia 3 de julho. Esse trajeto inclui a Alameda Duque de Caxias, Alameda Independência, Alameda Marechal Bittencourt, Pérgula Tiradentes, Alameda Marechal Trompowski, Memorial e Ponto de Encontro.

Os visitantes também percorrerão de ônibus o trajeto externo – ao redor da escola – para conhecer o terreno onde ela foi construída, na antiga Fazenda Chapadão. A primeira turma a visitar a escola será de 60 pessoas. O ônibus sairá às 9h30, do lado do Paço Municipal, na Rua Barreto Leme. A visita acontecerá uma vez por mês.

O coronel comandante da EsPCEx, Gustavo Henrique Dutra de Menezes, disse que espera, com a visitação pública, “desmitificar e quebrar esteriótipos, mostrando para a população que somos uma escola de ensino superior e que estamos aqui para colaborar com o Brasil e com a cidade”.

O comandante da Escola apontou que “a Escola de Cadetes é um patrimônio da cidade e, infelizmente, chegamos à conclusão de que não é tão bem conhecida. Esta oportunidade do morador de Campinas poder visitar a Escola nos enche de alegria. Tentaremos que esta visita seja a mais prazerosa possível”.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Samuel Rossilho, esta parceria é muito importante para a cidade. “É uma oportunidade que o governo Jonas Donizette está proporcionando para a população , de conhecer a história do Exército, além de obras de artes, a engenharia fantástica deste prédio e sua importância para a cidade e para o País”, afimou.

Segundo a diretoria de Turismo, Alexandra Caprioli, o objetivo da parceria é valorizar e aproximar a população de um importante patrimônio cultural de Campinas, levando ao conhecimento das pessoas a contribuição da EsPCEx para a formação dos oficiais do Exército brasileiro e, consequentemente, para a história da cidade.

Mais informações sobre o passeio podem ser obtidas pelo telefone 2116-0749 e pelo e-mail infotur@campinas.sp.gov.br.

Fachada da EsPCEx | Foto: Antônio de Oliveira
Fachada da EsPCEx | Foto: Antônio de Oliveira

7 Maravilhas

A Escola de Cadetes é uma das 7 Maravilhas de Campinas. As outras seis são a Estação Cultura, Catedral Metropolitana, Parque Portugal, prédio do Jockey Clube, Mercado Municipal e Torre do Castelo. A escolha das Maravilhas foi feita pelos campineiros, por meio de votação.

Os roteiros turísticos têm o objetivo de oferecer passeios gratuitos para que a população possa conhecer os tesouros da cidade. As visitas também estimulam o conhecimento e o debate sobre cultura, meio ambiente, educação e lazer .

Os roteiros foram organizados a partir de vários temas. Entre outros, abordam as 7 Maravilhas de Campinas (parte externa), o Natal, a cultura afro, a área rural – com visitas aos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, Friburgo e bairro Fogueteiro -, Mata Santa Genebra e, agora, a Escola de Cadetes. Todos os passeios são realizados aos domingos pela manhã, em ônibus de turismo, acompanhados por um guia especializado, que apresenta os melhores pontos turísticos da cidade.

EsPCEx

A construção do atual prédio da EsPCEx, situado na área da centenária Fazenda Chapadão, começou na década de 40. O edifício tem estilo colonial espanhol, com projeto de autoria do engenheiro-arquiteto Hernani do Val Penteado, e foi tombado pelo Condepacc em 2010.

A EsPCEx tem a missão de preparar candidatos ao ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras. Neste ano, a Escola completa 76 anos de existência e, nesse período, já formou mais de 20 mil alunos.

Previous post

Um ano após momento crítico, sistema Cantareira vive mudança de cenário

Next post

Bandeira tarifária das contas de luz será verde pelo quarto mês seguido

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *