Home»RMC»Matão tem 450% mais larvas de Aedes que o aceitável pela OMS

Matão tem 450% mais larvas de Aedes que o aceitável pela OMS

0
Shares
Pinterest Google+

larvas_dengue

O índice de densidade larvária do mosquito Aedes aegypti na região do Matão, em Sumaré, aumentou cerca de 140% em janeiro deste ano em relação ao último período avaliado, novembro de 2015. A região, a pior da cidade, passou de 2,3 para 5,5. A infestação é 450% maior que o índice aceitável pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que deve ser no máximo de 1,0. Na avaliação geral, Sumaré apresentou infestação de 3,2.

O cálculo é feito pelo número de recipientes onde são encontradas as larvas do mosquito dividido pelo total de imóveis vistoriados e multiplicado por 100, segundo o Ministério da Saúde.

A pesquisa foi realizada em janeiro pelos agentes de endemias do Programa Municipal de Controle da Dengue. No último estudo, feito em novembro do ano passado, Sumaré registrou um índice de 1,8. A cidade foi dividida em sete áreas e todas elas apresentaram número superior a 1,0.

De acordo com o Departamento de Controle de Vetores, as regiões que estão em estado de alerta são a do Picerno (1,4), Centro (1,7), São Domingos (2,1), Dall’Orto (3,2), Maria Antonia (3,3) e Área Cura (3,8).

Doenças

Segundo dados do último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, Sumaré registrou 192 casos de dengue no ano. Isso representa uma queda de 98% no número de casos confirmados em relação ao mesmo período de 2015. A cidade tem um caso positivo de zika vírus e investiga outros 16. Já em relação à chikungunya, são cinco exames aguardando confirmação, mas nenhum caso positivo, segundo a assessoria de imprensa.

Sobre as campanhas e mutirão contra o mosquito, a prefeitura garante que realiza periodicamente ações para acabar com os criadouros. No próximo sábado ocorrerá o 4º mutirão do ano.

Com informações do Jornal Destak

Previous post

OMS: diabético pode ter vida saudável se detectar cedo e controlar a doença

Next post

Orquestra Sinfônica fará concertos especiais nesta sexta e sábado

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *