Home»Campinas»Operação da GM, PM e órgãos municipais garantiu segurança no Carnaval

Operação da GM, PM e órgãos municipais garantiu segurança no Carnaval

0
Shares
Pinterest Google+

e393a633f926e3c63cadb7738a384a00

Uma operação conjunta entre diversos órgãos da administração municipal, Guarda Municipal (GM) e Polícia Militar (PM) proporcionou um Carnaval tranquilo e seguro para os foliões de Campinas.

O esquema, que funcionou desde a última sexta-feira, dia 5 de fevereiro, até a madrugada desta terça, dia 10, reforçou o policiamento e aumentou as fiscalizações e controle do tráfego em diversos pontos da cidade, especialmente nos locais onde havia maior fluxo de pessoas. O esquema evitou que atos de violência e vandalismo, comuns nessa época do ano, ocorressem.

Também houve reforço em operações especiais, como as autuações da Lei do Pancadão (GM) e a Operação Direção Segura (PM), em diferentes bairros do município.

No total, os atendimentos realizados pela GM no Carnaval de 2016 aumentaram 77% em comparação ao mesmo período do ano passado. O crescimento, de 774 para 1370, se deu em razão dos investimentos em equipamentos e pessoal, que possibilitou maior atuação da corporação. Esse incremento foi verificado inclusive no que se refere ao apoio às ações dos órgãos municipais, como Setec, Emdec e Semurb.

Além de terem sido contratados mais 84 GMs em 2015, a Guarda recebeu novos equipamentos, como nove decíbelimetros (aparelho que mede a intensidade do som), que foram utilizados para aplicação da Lei do Pancadão.

Barão Geraldo

Em Barão Geraldo, onde há um dos maiores carnavais de Campinas, a segurança foi reforçada nas entradas e saídas do distrito e nas áreas de apresentação dos blocos de rua.

Também foram destacadas equipes de fiscalização da Setec para coibir o comércio irregular de bebidas, bem como equipes da Secretaria de Urbanismo para atuar na vistoria de alvarás de bares e comércios.

Em razão das medidas, ocorrências criminais como furtos, e furtos e roubos de veículos tiveram quedas substanciais. Algumas, como roubos, foram zeradas. No ano passado, por exemplo, foram contabilizadas 13 ocorrências pela PM. Em 2016, não houve nenhum registro no distrito durante a festa, de acordo com os dados da corporação.

Números do Carnaval

Guarda Municipal

Atendimentos: 1370

Lei do Pancadão: 31 carros apreendidos / motoristas autuados (Barão Geraldo, Vila Costa e Silva, Jardim Yeda, Centro, Cambuí, Recanto do Sol, Avenida Norte Sul, Vila União, Castelo, São Fernando, Satélite Iris entre outros).

Autuações de Trânsito: 209

Apreensões: uma arma calibre 12; 19 munições; um colete balístico.

Captura de foragidos: 2

Polícia Militar

Abordagens para averiguação: 1594

Condutores de veículos averiguados: 959

Prisões: 16

Captura de foragidos: 1

Apreensões: uma arma de fogo, quatro munições

Veículos vistoriados: 950

Carteiras de habilitação apreendidas: 8

Autos de infração de trânsito: 176

Acidentes de trânsito: 31 (nove acidentes com vítima; 22 sem vítima; nenhuma vitima fatal).

Emdec

Ocorrências: 1165

Acidentes de trânsito: 24 (dez acidentes com vítima; 13 sem vítima; um atropelamento; nenhuma vítima fatal).

Pátio Municipal: recebeu 200 veículos apreendidos.

Secretaria de Urbanismo

Vistorias: 220

Multas: 5

Intimações: 26

Previous post

Brasil aumenta em 46% a capacidade instalada de energia eólica

Next post

Teatro: com mais de 60 atividades, Feverestival começa neste sábado, 13

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *