Operação da GM, PM e órgãos municipais garantiu segurança no Carnaval

Uma operação conjunta entre diversos órgãos da administração municipal, Guarda Municipal (GM) e Polícia Militar (PM) proporcionou um Carnaval tranquilo e seguro para os foliões de Campinas.
O esquema, que funcionou desde a última sexta-feira, dia 5 de fevereiro, até a madrugada desta terça, dia 10, reforçou o policiamento e aumentou as fiscalizações e controle do tráfego em diversos pontos da cidade, especialmente nos locais onde havia maior fluxo de pessoas. O esquema evitou que atos de violência e vandalismo, comuns nessa época do ano, ocorressem.
Também houve reforço em operações especiais, como as autuações da Lei do Pancadão (GM) e a Operação Direção Segura (PM), em diferentes bairros do município.
No total, os atendimentos realizados pela GM no Carnaval de 2016 aumentaram 77% em comparação ao mesmo período do ano passado. O crescimento, de 774 para 1370, se deu em razão dos investimentos em equipamentos e pessoal, que possibilitou maior atuação da corporação. Esse incremento foi verificado inclusive no que se refere ao apoio às ações dos órgãos municipais, como Setec, Emdec e Semurb.
Além de terem sido contratados mais 84 GMs em 2015, a Guarda recebeu novos equipamentos, como nove decíbelimetros (aparelho que mede a intensidade do som), que foram utilizados para aplicação da Lei do Pancadão.
Barão Geraldo
Em Barão Geraldo, onde há um dos maiores carnavais de Campinas, a segurança foi reforçada nas entradas e saídas do distrito e nas áreas de apresentação dos blocos de rua.
Também foram destacadas equipes de fiscalização da Setec para coibir o comércio irregular de bebidas, bem como equipes da Secretaria de Urbanismo para atuar na vistoria de alvarás de bares e comércios.
Em razão das medidas, ocorrências criminais como furtos, e furtos e roubos de veículos tiveram quedas substanciais. Algumas, como roubos, foram zeradas. No ano passado, por exemplo, foram contabilizadas 13 ocorrências pela PM. Em 2016, não houve nenhum registro no distrito durante a festa, de acordo com os dados da corporação.
Números do Carnaval
Guarda Municipal
Atendimentos: 1370
Lei do Pancadão: 31 carros apreendidos / motoristas autuados (Barão Geraldo, Vila Costa e Silva, Jardim Yeda, Centro, Cambuí, Recanto do Sol, Avenida Norte Sul, Vila União, Castelo, São Fernando, Satélite Iris entre outros).
Autuações de Trânsito: 209
Apreensões: uma arma calibre 12; 19 munições; um colete balístico.
Captura de foragidos: 2
Polícia Militar
Abordagens para averiguação: 1594
Condutores de veículos averiguados: 959
Prisões: 16
Captura de foragidos: 1
Apreensões: uma arma de fogo, quatro munições
Veículos vistoriados: 950
Carteiras de habilitação apreendidas: 8
Autos de infração de trânsito: 176
Acidentes de trânsito: 31 (nove acidentes com vítima; 22 sem vítima; nenhuma vitima fatal).
Emdec
Ocorrências: 1165
Acidentes de trânsito: 24 (dez acidentes com vítima; 13 sem vítima; um atropelamento; nenhuma vítima fatal).
Pátio Municipal: recebeu 200 veículos apreendidos.
Secretaria de Urbanismo
Vistorias: 220
Multas: 5
Intimações: 26
No Comment