Home»Campinas»Preço de material escolar pode variar até 102% em Campinas

Preço de material escolar pode variar até 102% em Campinas

0
Shares
Pinterest Google+
Material escolar apresenta grande variação nos preços | Foto: Luiz Granzotto
Material escolar apresenta grande variação nos preços | Foto: Luiz Granzotto

O preço de material escolar pode variar até 102% de um estabelecimento para outro. É o que aponta uma pesquisa comparativa de preços realizada pelo Procon de Campinas na primeira semana de janeiro de 2016 em oito papelarias espalhadas pelo município.

De acordo com o diretor do Procon, Ricardo Chiminazzo, o principal dado a ser observado nessa pesquisa é a grande variação percentual média dos itens. Dos 89 produtos pesquisados, 61 apresentaram variação igual ou superior a 20% nos preços. Entre as maiores variações estão a borracha branca Record 20 Mercur (102%), o corretivo em fita CIS (73%) e a massa de modelar 6 cores Acrilex (72,5%).

Para Chiminazzo, a pesquisa reforça a importância de se pesquisar antes de fazer as compras. “Um dos principais poderes do consumidor é poder escolher o estabelecimento em que vai fazer suas compras. Em gastos anuais e de cifras grandes, como a compra do material escolar, é imperativo que se exerça o direito do consumidor”, diz o diretor.

Outros fatores a serem considerados pelo consumidor são o abastecimento do local de compra, o custo do deslocamento e a possibilidade de realizar orçamentos por telefone ou pela internet.

Além da variação de preços, o Procon criou um sistema de pontuação em que cada estabelecimento recebeu um ponto para por produto cujo preço é o menor dentre os pesquisados. Em caso de empate, todos receberam o ponto. Foi calculado também o abastecimento percentual de cada estabelecimento.

Os oito estabelecimentos pesquisados estão localizados no Centro, Vila Padre Anchieta, Nova Campinas, Barão Geraldo, Jardim Novo Campos Elíseos, Santa Genebra, Ponte Preta e Jardim Ipaussurama.

A pesquisa de preços assim como a pontuação e abastecimento dos estabelecimentos pode ser acessada na página do Procon na internet http://www.procon.campinas.sp.gov.br/informativo-e-pesquisa-pre-o-material-escolar.

Neste mesmo endereço é possível acessar também um informativo com dicas sobre mensalidade, matrícula e compra de material escolar.

Previous post

Emdec define novas regras para o cadastro do Bilhete Único Escolar

Next post

Sabesp pede para retirar mais 30% de água do Sistema Cantareira

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *