Home»Campinas»Reparos dos danos causados no pavimento do Piçarrão são concluídos

Reparos dos danos causados no pavimento do Piçarrão são concluídos

0
Shares
Pinterest Google+
Limpeza após os reparos | Foto: Carlos Bassan
Limpeza após os reparos | Foto: Carlos Bassan

A recomposição dos danos no pavimento da Pista Leste do Córrego Piçarrão causados pelas fortes chuvas dos últimos dias, em Campinas, foi concluída na manhã desta quarta-feira, 6 de janeiro, e o tráfego no local está liberado. Os reparos, que tiveram início na manhã anterior, correspondem a 2% (30m) do total de 1.565m de área da obra.

Os custos do conserto ficaram a cargo da empresa responsável pela obra (Camargo Campos S.A.), sem ônus para a Prefeitura.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura explica que existem estudos preliminares relativos aos alagamentos do local e que tais estudos serão aprofundados, para resultar em projeto específico para eliminar os riscos de alagamentos. A secretaria observa que trata-se de uma região historicamente marcada por alagamentos e a intervenção ali realizada recentemente foi uma obra de pavimentação, de natureza viária, não de drenagem.

Após o temporal de dezembro, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos já havia feito um trabalho de limpeza na área afetada.

Na mesma ocasião, a Defesa Civil vistoriou as residências e outros imóveis das imediações e não foram constatados danos estruturais, afastando assim a necessidade de interdições. Apesar de o local não ser considerado área de risco, a Defesa Civil cadastrou os moradores para receberem alertas de temporais, procesimdneto já usual em outras regiões da cidade.

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos informa ainda que são realizados regularmente a limpeza do canal do córrego, de onde são removidos cerca de 6 caminhões de entulho/mês, além da limpeza constante das bocas de lobo na região, com o objetivo de desobstruir e aumentar a vazão da água.

As chuvas verificadas na tarde do dia 25 de dezembro de 2015 ultrapassaram em muito a média histórica do mês: foram 110mm de precipitação no intervalo de uma hora e 40 minutos na região do Córrego Piçarrão. O volume equivale a 20 dias de chuva nesta época do ano. Os danos observados no local decorreram do volume de água registrado. A mureta de contenção do córrego transbordou pela grande quantidade de água e inundou o entorno.

As obras de asfaltamento foram executadas de acordo com as normas apropriadas para aquele empreendimento, mas não resistiram à pressão da água, que percolou sob o pavimento.

A obra

Em 22 de dezembro passado, foi entregue o conjunto de obras que inclui a construção da pista Leste da avenida, uma nova iluminação e o recapeamento da maior parte da via. A obra era esperada há pelo menos 30 anos por moradores de sete bairros da região: são cerca de 200 mil pessoas beneficiadas diretamente pela obra, fundamental para a melhoria do trânsito na cidade. A marginal tem um fluxo diário de quase 60 mil veículos.

A marginal do córrego Piçarrão é uma via estratégica para o escoamento do tráfego da cidade porque cruza os bairros próximos ao Centro: Vila Industrial, Vila Teixeira, São Bernardo, Jardim Nova Europa, Jardim Leonor, Vila Marieta e Jardim das Oliveiras. A via interliga o Túnel Joá Penteado à saída para as rodovias Anhanguera, Santos Dumont e para Valinhos.

A pista Leste do Piçarrão tem um quilômetro e meio. Grande parte do seu percurso foi recapeado, trabalho que ocorreu para além da área de duplicação da pista Leste. Foram recapeados 33 mil metros quadrados, nos dois sentidos. O novo asfalto foi executado desde as imediações do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) até a Praça Pompeo de Vitto, localizada no Jardim Nova Europa.

Também foram construídas duas pontes e 790 metros de galerias pluviais. A obra inclui, ainda, a implantação de uma nova iluminação, em parceria com a CPFL. A avenida ganhou 37 pontos de iluminação, com 551 luminárias em 119 postes com braços duplos de lâmpadas de vapor de sódio de 250 watts. Este tipo de lâmpada causa menor poluição luminosa e facilita a visibilidade do céu noturno.

Previous post

Eleições no interior de SP terão disputas entre atuais e ex-prefeitos

Next post

MIS inicia exibição dos “Melhores Filmes do Ano” nesta quinta-feira

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *