Home»RMC»Lixo entope a barragem de Carioba

Lixo entope a barragem de Carioba

0
Shares
Pinterest Google+

Chuvas trouxeram resíduos de outras cidades e o entulho tampa aproximadamente 90% da superfície da água

Barragem da represa da Usina Carioba está praticamente entupida por causa da sujeira - Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Barragem da represa da Usina Carioba está praticamente entupida por causa da sujeira – Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal

A barragem da Usina Carioba está transbordando de lixo. Garrafas PET, boias, bolas e até uma televisão podem ser vistas boiando na represa do Ribeirão Quilombo. O entulho tampa aproximadamente 90% da superfície da água e foi trazido pelas fortes chuvas dos últimos dias. O fotógrafo e coordenador do museu Casa Herman Müller, José Eduardo Milani, flagrou a cena no último dia 15 e postou em suas redes sociais. As fotos chocantes renderam 190 compartilhamentos e chamaram atenção para a situação dos rios da região.

“Eu publiquei para fazer uma crítica ambiental. Já vi pessoas jogando lixo nas margens da barragem e quando chove, o nível de água sobe e carrega todo o entulho para dentro do Quilombo”, explicou o profissional. “O lixo costuma dispersar quando o nível da água abaixa, mas ele volta para as margens”, explicou. “Existe um escape quando a água atinge determinado nível e o lixo deveria sair por ali, mas agora está com muitos galhos e folhas no escape, entupindo o local”.

O sistema da antiga barragem, que já esteve relacionada como um dos pontos turísticos de Americana, puxa a água que está por baixo do lixão, o que impede que os entulhos-compostos em grande parte por garrafas plásticas que não afundam, continuem o caminho “natural”.

De acordo com Milani e os colegas de trabalho, a cena é comum após dias chuvosos. Um dos amigos chegou a comentar nas fotos que já flagrou vacas mortas boiando em meio ao lixão, em novembro do ano passado. “Depois de ter visto essas fotos, espero que a gente pense melhor antes de jogar lixo na rua. Para onde vai todo esse lixo agora?”, escreveu na publicação.

A barragem está localizada no Ribeirão Quilombo, um dos afluentes do Rio Piracicaba e corta toda a região, passando por Nova Odessa, Sumaré até chegar em Campinas. O Quilombo também dá origem ao Ribeirão Jacuba, em Hortolândia.

Com informações do Jornal O Liberal

Previous post

Orquestra Sinfônica de Campinas apresenta concerto de Natal neste domingo, 20

Next post

Nível de água do Cantareira sobe pelo 18º dia consecutivo

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *