Home»Cultura»Semana da Criança tem programação repleta de atividades em Campinas

Semana da Criança tem programação repleta de atividades em Campinas

0
Shares
Pinterest Google+
Criançada poderá passear na viatura dos Bombeiros | Foto: Arquivo PMC
Criançada poderá passear na viatura dos Bombeiros | Foto: Arquivo PMC

A Semana das Crianças, em homenagem ao Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro, está com uma programação repleta de atividades pela cidade. São cerca de 30 eventos em vários dias e locais. As festas têm início no dia 10 de outubro e vão até o dia 18, com foco em levar cultura e lazer às crianças. As atrações são todas gratuitas. A programação completa pode ser conferida aqui.

Festas nos bairros

A Secretaria Municipal de Cultura apoia dezenas de festas nos bairros da cidade, organizadas pelas comunidades e associações, como meio de valorizar e facilitar essas iniciativas e garantir a infraestrutura para que a ocupação de ruas e praças seja segura e saudável. A programação conta com atrações culturais e artísticas, jogos recreativos, pintura no rosto, música, distribuição de doces e brinquedos. Há festas nos bairros no dias 10, 11, 12, 17 e 18 de outubro.

A ideia é que, ao apoiar as ações organizadas pela sociedade, a comunidade se fortaleça”, diz o diretor de Cultura, Gabriel Rapassi.

Estação Cultura

Um dos destaques da agenda é a “2ª Mostra do Vagão de Teatro de Bonecos da Estação Cultura”, nos dias 10, 11 e 12 de outubro, na Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos”. Sábado será das 10h às 21h; domingo, das 11h às 20h; e segunda, das 10h30 às 19h. Todas as atrações são gratuitas.

A Estação Cultura será tomada de atrações como teatro de rua, teatro de bonecos, teatro de máscaras, contação de histórias, Folia de Reis, feira de troca de livros infantis, cortejo, projeção de filmes, plantio de árvores e bazar cultural. As atividades foram organizadas pelos coletivos de cultura Rede Usina Geradora, Ponto de Cultura Inventor de Sonhos, Ponto de Cultura NINA, Cia Damião e Cia e Centro de Pesquisa de Teatro de Bonecos (CPTB), sob a curadoria de Sebastian Marques. As secretarias municipais de Cultura e a de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo apoiam esses eventos.

Concha Acústica

No dia 12 de outubro, domingo, haverá contação de histórias para crianças, em dois horários, às 10h e às 16h, na Concha Acústica, no Parque Portugal, do projeto “Histórias para pertencer ao mundo”, com a contadora de histórias Kiara Terra.

Kiara é contadora de histórias e criadora do método História Aberta. Os participantes ouvem uma parte da história. Depois, cada um continua a criar o enredo do ponto em que parou. Todos criam e formam uma história coletiva. As apresentações são gratuitas. Esse evento é uma parceria entre o Instituto Estre e as secretarias do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a de Cultura de Campinas.

Praça das Bandeiras

A festa continua no dia 18 de outubro, a partir das 9h, na Praça das Bandeiras, dentro do Parque Taquaral. Organizada pelo Corpo de Bombeiros e em parceria com a Guarda Municipal, o evento tem apoio das secretarias municipais de Cultura e a de Esportes e Lazer.

Haverá exposição e passeio de viaturas, teatro sobre educação no trânsito, instruções de primeiros socorros, apresentação de palhaços, teatros de fantoches, demonstrações de motociclistas, jogos recreativos, brinquedos infláveis, pintura no rosto e atrações circenses.

 

Previous post

Greve deixa 154 mil usuários sem ônibus em Campinas

Next post

Quase 60 milhões de brasileiros têm dívidas em atraso, diz Serasa

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *