Home»RMC»Vinhedo e Paulínia se destacam em lista

Vinhedo e Paulínia se destacam em lista

0
Shares
Pinterest Google+
Prefeitura de Paulínia - Foto: Renato César Pereira
Prefeitura de Paulínia – Foto: Renato César Pereira

Vinhedo e Paulínia foram as duas cidades melhores colocadas entre os 20 municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas) no IPPI (Índice Paulista da Primeira Infância). O estudo, realizado pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), leva em consideração fatores relacionados à educação e saúde, como taxa de mortalidade, natalidade e matrículas em instituições de ensino. Monte Mor e Pedreira obtiveram as duas últimas colocações.

A pontuação para definir o IPPI vai de zero a um. Na RMC, seis cidades ficaram acima do índice geral do Estado, que é 0,7296. Vinhedo obteve a pontuação de 0,8324, enquanto Paulínia teve 0,826, índices considerados muito altos. Já Monte Mor teve pontuação de 0,5914 e Pedreira de 0,5667, considerados baixos.
Para o prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz (PV), o bom desempenho da cidade se deve principalmente à educação. “Ano passado, investimos 31% do orçamento da cidade em Educação, o que dá R$ 120 milhões. Fico contente porque é uma constatação externa, que mostra que o trabalho está no caminho certo”, disse.
A Prefeitura de Monte Mor, penúltima colocada no índice geral, emitiu uma nota dizendo que em 2013, quando a atual gestão assumiu, teve de fazer uma reorganização completa na saúde. Já na área da Educação, a prefeitura diz que assumiu com um deficit de cerca de mil vagas em creche, e que vem trabalhando para melhorar a situação através de parcerias com governo federal, estadual e recursos próprios.
Segundo Rodrigo Maia (PSDB), ex-prefeito de Monte Mor, a falta de planejamento ao longo das últimas décadas influenciou no desempenho do município. “A cidade de Monte Mor cresceu de forma desordenada e sem planejamento desde o final da década de 1970, início de 1980. Foram abertos mais de 70 loteamentos sem qualquer estrutura ou organização. Nós herdamos esse problema histórico e trabalhamos para equacioná-lo o máximo possível. Quando assumi, o deficit de vagas em creche era de quase três mil”.
O prefeito de Pedreira, Carlos Polo (PT), informou ontem à noite que reunirá seus secretários para discutir os resultados e analisar os tópicos analisados pelo índice.
Com informações do Jornal Tododia
Previous post

Campinas planta 1.166 mudas de árvores nativas em calçadas

Next post

Petrobras aumenta os preços da gasolina em 6% e do diesel em 4%

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *