Home»RMC»Em SP, Rio Piracicaba registra a menor vazão do ano

Em SP, Rio Piracicaba registra a menor vazão do ano

0
Shares
Pinterest Google+
Com chuva abaixo do previsto, vazão e nível do rio Piracicaba seguem baixos - Foto: M. Germano/JP
Com chuva abaixo do previsto, vazão e nível do rio Piracicaba seguem baixos – Foto: M. Germano/JP

Com o volume de 12 mil litros de água por segundo, o Rio Piracicaba registrou na manhã desta segunda-feira, 10, a menor vazão deste ano. De acordo com a medição da Rede Telemétrica do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), na área central de Piracicaba passavam o equivalente a apenas 22% da média para o período, que é de mais de 54 mil litros.

O nível de água estava em apenas 85 centímetros, altura que fez pedras reaparecerem em vários pontos do leito do rio.

Para o mês de agosto o Piracicaba deveria estar com mais de 1,40 metro de profundidade. A situação preocupa porque a época considerada de seca está apenas começando.

A meteorologia também não está otimista com o futuro e a previsão de chuvas para a região não é boa. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a chance chover na região até o início da próxima semana é de apenas 5%.

Importância

O Rio Piracicaba é considerado de grande importância para o Estado e está ligado ao Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento da Grande São Paulo.

No final da tarde, a vazão melhorou um pouco, chegando a 13,2 mil litros de água por segundo no trecho urbano de Piracicaba, com o nível do rio indo a 88 centímetros de profundidade.

 

Previous post

“Mamma Mia! O Musical” reproduz sucessos do Abba na Concha Acústica

Next post

Aneel propõe redução de 18% no valor adicional cobrado nas contas de luz

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *