Home»Poder»Nova fase da Lava Jato é batizada de Operação ‘Pixuleco’

Nova fase da Lava Jato é batizada de Operação ‘Pixuleco’

0
Shares
Pinterest Google+

Termo era usado pelo tesoureiro do PT João Vaccari Neto para tratar do dinheiro, segundo afirmou o empreiteiro Ricardo Pessoa, em sua delação premiada

Termo era usado pelo tesoureiro do PT João Vaccari Neto para tratar do dinheiro - Foto: Foto: André Dusek/Estadão
Termo era usado pelo tesoureiro do PT João Vaccari Neto para tratar do dinheiro – Foto: Foto: André Dusek/Estadão

A 17ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada nesta segunda-feira, 3, que tem como alvo principal o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, foi batizada de Operação Pixuleco. O nome é uma referência ao termo usado pelo ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto para falar sobre o dinheiro cobrado de empreiteiras do cartel que atuava na Petrobrás.

São cumpridos desde as 6h três mandados de prisão preventiva, cinco de prisão temporária, 26 de busca e apreensão e seis de condução coercitiva. As ordens são do do juiz federal Sérgio Moro, que conduz os processos da Lava Jato, em Curitiba, para onde serão levados os presos.

A força-tarefa da Lava Jato aponta que a JD Assessoria e Consultoria cumpria a mesma função das empresas de fachada do doleiro Alberto Youssef, alvo central da investigação sobre desvios, fraudes e corrupção na Petrobrás.

Elas emitiam notas fiscais para as maiores empreiteiras do País por assessorias e outros serviços fictícios. A JD também soltou notas fiscais por serviços que não teriam sido realizados, segundo suspeitam os investigadores.

Agência Estado

Previous post

PCJ reivindica mais água do Sistema Cantareira para as bacias da região

Next post

Projeção de queda da economia chega a 1,8%

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *