Home»Campinas»Oficina do Plano Diretor reúne 150 pessoas no Distrito de Barão Geraldo

Oficina do Plano Diretor reúne 150 pessoas no Distrito de Barão Geraldo

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+
Moradores apontam referências da região no mapa | Foto: Antônio de Oliveira
Moradores apontam referências da região no mapa | Foto: Antônio de Oliveira

Debruçados sobre os mapas, literalmente, os moradores da região norte da cidade desenharam suas propostas para o Plano Diretor Estratégico 2016, durante oficina de diagnóstico comunitário realizada pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) em Barão Geraldo, na noite desta quinta-feira, dia 30 de julho. O encontro reuniu cerca de 150 pessoas.

Nos mapas, foram apontados os problemas e as potencialidades, a partir dos temas estruturadores, para a revisão do Plano Diretor. As propostas trataram de questões de habitação de interesse social, melhoria da mobilidade urbana, implantação de ciclovias, preservação ambiental com manutenção de corredores verdes, dentre outras ideias. Foram produzidos cinco mapas temáticos, exemplo de participação cidadã.

Como ocorreu nas nove oficinas anteriores, realizadas entre os dias 29 de junho a 3 de julho, nas regiões norte, sul, leste, sudoeste e noroeste, tudo que foi apontado pelos moradores será sistematizado e analisado pelo corpo técnico da Seplan. Esse material da comunidade, juntamente com o estudo técnico, embasará a elaboração das propostas propriamente ditas que comporão o Projeto de Lei do Plano Diretor Estratégico 2016.

De acordo com o secretário de Planejamento, Fernando Vaz Pupo, a oficina desta quinta-feira, com quase 150 pessoas, foi muito produtiva “e, com certeza, dará um conjunto de sugestões, informações e ideias que serão consideradas no diagnóstico”.

Pupo explicou que essa foi a última reunião de leitura comunitária. “Já temos a leitura técnica e, com a conclusão desta fase, teremos condições de trabalhar o diagnóstico final. Em cima desse diagnóstico e das discussões dos temas estruturantes que têm sido realizadas, como o terceiro seminário do Plano Diretor que aconteceu no último dia 28, teremos condições de elaborar as propostas que serão apresentadas à sociedade de modo geral. Depois disso é que será elaborado o Projeto de Lei que irá para a Câmara”, completou o secretário.

Plano Diretor

O Plano Diretor é uma lei municipal que objetiva garantir a todos os cidadãos, independentemente de sua condição social, uma cidade acessível e justa, com saúde, educação, assistência social, habitação, saneamento, lazer e emprego.

De acordo com o Estatuto da Cidade – Lei Federal 10.257/00 – o Plano deve ser revisto a cada dez anos para que o poder público, em consonância com a sociedade, possa repensar e avaliar o crescimento da cidade, os novos problemas a serem enfrentados e, dessa forma, planejar seu crescimento ordenado. O último Plano Diretor, ainda em vigor, foi elaborado em 2006.

Como participar

Além de participar de debates, audiências e consultas públicas com os segmentos da comunidade para a formulação, execução e acompanhamento do plano, a população pode mandar suas sugestões via internet, por meio do site www.planodiretor.campinas.sp.gov.br.

Há ainda a possibilidade de utilizar o Sistema 156, tanto pelo telefone como pela internet, ou mesmo registrar as contribuições no Protocolo Geral da Prefeitura.

Post Anterior

“Agiliza Barão” amplia atuação e oferece serviços de Vigilância Sanitária

Próximo Post

Unicamp abre inscrição de vestibular 2016 nesta segunda-feira (3)

Sem comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *