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Portal do Cidadão reúne todos os serviços on-line em um mesmo local

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Guilherme Damasceno, de Gestão e Controle, explica funcionamento do Portal do Cidadão - Foto: Fernanda Sunega
Guilherme Damasceno, de Gestão e Controle, explica funcionamento do Portal – Foto: Fernanda Sunega

A Prefeitura de Campinas apresentou na sexta-feira, 17 de julho, uma inovadora ferramenta de interação entre o poder público e a população: o Portal do Cidadão (https://cidadao.campinas.sp.gov.br/). A ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria de Gestão e Controle em parceria com a Informática de Municípios Associados (IMA).

Voltado para pessoas físicas, o objetivo é reunir todos os serviços on-line da Prefeitura em um mesmo local e de maneira personalizada. O novo portal também facilitará a solicitação de serviços que hoje se encontram em diversas áreas do atual portal da Prefeitura de Campinas com um único login.

De acordo com o presidente da IMA, Fábio Pagani, o portal é acessível e responsivo, ou seja, se adapta a qualquer tela e pode ser acessado por smartphones, tablets, smartTVs, computadores. “É uma tecnologia atual, implementa todos os conceitos técnicos de redes sociais. O portal reconhece os interesses do usuário, se ele acessa, por exemplo, mais eventos de cultura, em sua página essas informações serão privilegiadas. Portanto, nenhum portal será igual ao outro. Queremos que as pessoas possam acessar a sua prefeitura, personalizada”, explicou Pagani.

O secretário de Gestão e Controle, Walter Petito, disse que o Portal estará em constante atualização, já que, além da inclusão de alguns serviços já existentes, todos os outros deverão contemplar a nova plataforma. “A inclusão dos serviços será progressiva. O portal terá os serviços de 156, alertas do Diário Oficial, busca de medicamentos, serviços georreferenciados próximos da localidade do cidadão e alguns serviços de finanças, como segunda via de IPTU e emissões de certidões”, explicou o secretário.

O usuário poderá visualizar todos os seus protocolos e as tramitações na Prefeitura. Por exemplo, uma reclamação feita pelo telefone 156 pode ser acompanhada no portal; uma parcela em atraso do imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pode ser emitida no sistema, entre outras opções. A partir da localização do internauta, o portal mostrará todos os espaços públicos da região. Ao fazer o cadastro, também será possível receber, por exemplo, avisos de programação cultural.

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