Home»Cultura»Duo Palheta ao Piano se apresenta em concerto gratuito na CPFL Cultura

Duo Palheta ao Piano se apresenta em concerto gratuito na CPFL Cultura

0
Shares
Pinterest Google+

A apresentação é parte da série “Os Mundos de Mário de Andrade e a Contemporaneidade” do programa Música Erudita Contemporânea CPFL

duo

Recentemente o pesquisador brasileiro Ricardo Dourado Freire publicou uma tese na qual aponta o desenvolvimento da identidade do clarinetista brasileiro a partir da visão de Mário de Andrade. Para o gênio modernista, a música de uma sociedade é desenvolvida em três estágios: música universal (religiosa), música internacional (concerto), música nacional (de influência popular e folclórica).

“Em seu estudo, Freire aponta o papel fundamental que o clarinetista, como instrumentista e como liderança musical, teve na etapa brasileira da formação da música nacional”, afirma a regente Simone Menezes, curadora da série “Os Mundos de Mário de Andrade e a Contemporaneidade” do programa Música Erudita Contemporânea CPFL.

Este papel fundamental pode ser conferido pelo espectador no sábado, 27/06, às 20h, durante o recital do Duo Palheta ao Piano, em Campinas (SP). O concerto aborda obras de compositores brasileiros que escrevem para clarinete dialogando sob esta influência da fusão popular e erudita.

Criado em 2000, o duo formado por Clenice Ortigara e Jairo Wilkens tem se apresentado em importantes salas de concerto no Brasil, como o Teatro Amazonas, em Manaus; a Sala Cecília Meireles, o Museu da República, a Igreja da Candelária, e a Unirio, no Rio de Janeiro, e a Capela Santa Maria e Teatro Positivo, em Curitiba.

Nos Estados Unidos, onde residiu entre 2006 e 2008, o duo se apresentou na Rogers Whitmore Recital Hall (Universidade de Missouri), Boone Historical Society, Ethical Society of St. Louis e UMKC – Conservatory of Music, e em recitais como artistas convidados nas convenções “Clarinetfest 2008”, “Clarinetfest 2010” e “Clarinetfest 2014”, promovidos pela International Clarinet Association.

Recebeu prêmios em concursos, como o da Academia Nacional de Música, no Rio de Janeiro, em 2001 e 2004, o “Artist Presentation Society Audition” em 2008, nos Estados Unidos, e em 2013 o III Concurso de Música de Câmera – 51º Festival Villa-Lobos, no Rio de Janeiro. Em 2013, lançou seu primeiro CD.

Os artistas

Clenice Ortigara atua como pianista junto ao coro da Camerata Antiqua de Curitiba, da Fundação Cultural de Curitiba e é professora de música de Câmara na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Nasceu em cascavel (PR) e concluiu os cursos de bacharelado em piano e licenciatura em música na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e mestrado em Piano Performance, Música de Câmara e Ópera na Universidade de Missouri, nos Estados Unidos. Teve como professores nome como Olga Kiun, Leilah Paiva, e Dr. Janice Wenger.

Jairo Wilkens é, atualmente, solista especial da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. natural de Vigia (Pará), foi aluno de Oleg Andryeyev (Rússia), Howard Klug (Indiana University – Bloomington), Kenneth Grant (Eastman School of Music), Paul Garritson (Universidade de Missouri), Luis Afonso Montanha e Sérgio Burgani. Masterclasses com Paquito d’Rivera, Walter Boeykens, Walter Seyfarth (Filarmônica de Berlim) e Paul Meyer. É bacharel em clarineta pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Programa

Osvaldo Lacerda (1927-2011) – Quatro Peças para Clarinete e Piano (1978)

Chalumeau

Clarino

III. Improviso

Toccatina

Marlos Nobre (1939-) – Desafio XI para Clarineta e Piano Ppus 31 nº 11a (1968)

Cadenza

Desafio

Lindembergue Cardoso (1939-1989) – Monódica I para Clarinete e Piano Opus 106 (1988)

Liduino Pitombeira (1962-) – The Magic Square for Clarinet and Piano Opus 34 (1999)

Harry Crowl (1958-) – 25 Esboços para Clarineta e Piano (2002/03) Obra Comissionada pelo Duo Palheta ao Piano

Edmundo Villani-Côrtes (1930-) – Águas Claras (1991)

O Duo Palheta ao Piano (Jairo Wilkens e Clenice Ortigara)

local: auditório umuarama | cpfl cultura (rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas – sp);

data: 27 de junho de 2015

horário: 20h;

capacidade: auditório umuarama: 162 lugares;

classificação etária: 14 anos;

entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 19h. vagas limitadas;

informações: (19) 3756-8000.

Previous post

BNDES e Sabesp assinam contrato para obra que vai abastecer o Cantareira

Next post

Região de Campinas acumula queda de 8% nos roubos e furtos em cinco meses

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *