Home»Cultura»Sexteto Clariô une erudito e popular com instrumentos como viola e violino

Sexteto Clariô une erudito e popular com instrumentos como viola e violino

0
Shares
Pinterest Google+
Músicos convidados vêm de Santa Catarina - Foto: Divulgação
Músicos convidados vêm de Santa Catarina – Foto: Divulgação

O Sexteto Clariô, de Florianópolis (SC), se apresenta nesta quinta feira, 18 de junho, às 20h, dentro da programação do projeto Dandô – Circuito de Música Dércio Marques. A apresentação será no Centro Cultural Casarão de Barão, em Barão Geraldo, a partir das 20h, com apoio da Secretaria de Cultura de Campinas. A entrada é gratuita. Quem puder e quiser, contribui com qualquer valor “no chapéu”.

O sexteto busca a aproximação entre a música erudita e a popular. O grupo utiliza instrumentos associados aos dois tipos estilos – viola brasileira, rabeca, pífano, zabumba e pandeiro trazem o som popular, enquanto o erudito fica por conta do violoncelo, violino, viola de arco, violão de sete cordas, saxofone e da flauta transversal .

Como em toda edição, há um anfitrião no projeto. Desta vez, quem recebe o público e o Sexteto convidado é o grupo Flautins Matuá, que promete levantar a poeira, na abertura e no encarramento do espetáculo, junto ao Sexteto.

1ae7955e69330a54dfdb3fb0d6227ec8

Sexteto Clariô

O Clariô é formado por Caio de Souza (viola caipira), Marcelo Portela (violão 7 cordas, cavaquinho e rabeca), Jorge Linemburg (violino e rabeca), Tácio Vieira (violoncelo), Fábio Mello (flauta transversal, pífano e sax soprano) e Guilherme Tebet (percussão).

O Sexteto começou as atividades em 2012, em Florianópolis, com o espetáculo inaugural “Desdobramento de tempos”. Em 2014, foi contemplado com o Prêmio Funarte de Concertos Didáticos. Participou do projeto Música Didática no Cinema, com “Notas do Brasil Rural: Musicando Traços e Culturas”, financiado pela Fundação Catarinense de Cultura.

Para o final deste ano, 2015, o Sexteto prepara o lançamento do primeiro CD.

Circuito Dandô

O “Dandô – Circuito de Música Dércio Marques” recebeu, em dezembro de 2014, o Prêmio Brasil Criativoquando completava um ano de estrada. Foi idealizado por Katya Teixeira para fomentar a circulação de música de qualidade por todo o país, com artistas de várias regiões.

Cada edição conta sempre com um artista do local que recebe e abre o espetáculo para o convidado.

Serviço

Dandô – Circuito de Música Dércio Marques

Show com Sexteto Clariô (SC)

Anfitrião: Flautins Matuá

Data: 18 de junho

Horário: 20h

Local: Centro Cultural Casarão do Barão – Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/nº – Barão Geraldo, Campinas

Ingressos: contribuição espontânea

Informações: (19) 3287-6800 ou circuito.dando@gmail.com

Previous post

Verônica Ferriani faz show gratuito na Casa do Lago dia 17 de junho

Next post

Prefeitura e Sindicato fecham acordo e encerram campanha salarial

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *