Home»Cultura»Domínio Público e GRUPU apresentam espetáculo no Sesc Campinas nesta 5ª, 28

Domínio Público e GRUPU apresentam espetáculo no Sesc Campinas nesta 5ª, 28

0
Shares
Pinterest Google+

Durante a apresentação, artistas e público dividem o mesmo palco

Persephassa2

Texturas sonoras e diferentes movimentos provocam uma experiência estética sedutora em Persephassa, espetáculo que inaugura a parceria entre a Cia. Domínio Público – grupo de pesquisa e criação em dança contemporânea – e o GRUPU – Grupo de Percussão da Unicamp. A produção será apresentada no Sesc Campinas, na próxima quinta-feira (28/5), às 21h, com entrada gratuita. A direção cênica é de Holly Cavrell, e a musical de Fernando Hashimoto.

Inspirado na obra monumental para sexteto de percussão de compositor grego Iannis Xenakis (1922-2001), o espetáculo é apresentado em formato não convencional: os músicos se dispõem em círculo ao redor da plateia e os bailarinos dividem o espaço central com os espectadores. Persephassa levanta, assim, uma reflexão sobre os limites entre palco e plateia, artista e espectador, onde o artista e o espectador estão presentes na ação cênica.

Persephassa é uma obra monumental da música do século XX, concebida em 1969 pelo arquiteto e compositor Iannis Xenakis, no formato de sexteto de percussão. A composição é um dos primeiros trabalhos musicais a utilizar a disposição espacial dos instrumentistas como um elemento composicional da obra. Com a intenção de criar uma apreciação musical não convencional, o compositor dispõe os músicos em círculo, ao redor da plateia. Inspirado no mito grego de Perséfone, a obra contempla uma relação muito forte com ciclos: desde a disposição espacial dos instrumentos à dramaturgia da composição musical.

A Cia Domínio Público também se inspirou no mito, nos ciclos e nos fortes estímulos sonoros para desenvolver uma dramaturgia corporal permeada pela relação metafórica dos elementos naturais (terra, água, fogo e ar) com as qualidades do movimento, por jogos cênicos e improvisações.

A percepção sonora provocada pela disposição espacial, somados à pesquisa da dança em diálogo direto com o espectador, que a Cia. Domínio Público vem realizando em seus espetáculos mais recentes, criam um fluxo estimulante de ações e reações num jogo em que a plateia torna-se também um elemento composicional do espetáculo.

Persephassa provoca uma experiência estética em um ambiente instigante permeado pela reverberação de sons e movimentos, que propõe questionamentos sobre os limites entre palco e plateia, artista e espectador.

Ficha Técnica

Criação: Cia. Domínio Público e GRUPU

Direção Cênica: Holly Cavrell

Direção Musical: Fernando Hashimoto

Bailarinos: Gustavo Valezi, Leandro Rivieri, Maitê Lacerda, Paula D’ Ajello, Sara Mazon e Talita Florêncio

Músicos: Anna Layza, Fernanda Zucchi, Fernando Hashimoto, Isadora Conte, Otavio Antoniacci Neto, Rodolfo Arilho

Produção Executiva: Margarida Sequeira Duarte

Design Gráfico: Julio Giacomelli

Fotos e Vídeos: Coronel Mostarda

Serviço

Espetáculo Persephassa

Cia. Domínio Público e GRUPU (Grupo de Percussão da Unicamp)

Quando: 28 de maio (quinta-feira)

Horário: 21h

Local: Sesc Campinas – Teatro de Arena (Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim. Campinas. São Paulo). Telefone (19) 3737-1500

Entrada gratuita

Duração: 30 minutos

Previous post

Medicamentos genéricos têm diferença de preço de 412,59% em Campinas

Next post

Após pico em março, casos de dengue caem 27% em abril

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *