Home»Economia e Finanças»Mercedes-Benz inicia construção de fábrica em Iracemápolis

Mercedes-Benz inicia construção de fábrica em Iracemápolis

0
Shares
Pinterest Google+
A nova etapa de obras sucede a terraplenagem da área, concluída nas últimas semanas e que movimentou cerca de 1 milhão de metros cúbicos de terra - Foto: M. Germano/JP
A nova etapa de obras sucede a terraplenagem da área, concluída nas últimas semanas e que movimentou cerca de 1 milhão de metros cúbicos de terra – Foto: M. Germano/JP

Após três meses do lançamento da pedra fundamental, a Mercedes-Benz anunciou o início da construção dos prédios de sua fábrica em Iracemápolis (27 km de Piracicaba).

A instalação da montadora, que será responsável pela produção dos modelos Classe C e GLA, soma investimentos de mais de R$ 500 milhões e a inauguração está prevista para 2016.

Os prédios terão em torno de 140 mil metros quadrados de área construída em terreno que passa de 2,5 milhões de metros quadrados. O processo de edificação está a cargo da Hochtief do Brasil.

O gerente sênior de engenharia de manufatura da Mercedes-Benz em Iracemápolis, Chris Wittke, afirmou que essa nova fase da construção é mais um passo para a concretização da produção de automóveis da empresa no mercado brasileiro.

“Vamos produzir o Classe C, que há anos é sucesso de vendas no Brasil, e o SUV GLA, que chegou no ano passado ao mercado brasileiro e já é o carro-chefe da marca e uma das principais apostas para o mercado premium no país”, disse.

A nova indústria está localizada à margem da rodovia que liga Iracemápolis a Santa Bárbara d’Oeste e terá potencial para produção de 20 mil veículos ao ano.

A expectativa é de que as primeiras unidades do sedã Classe C sejam fabricadas a partir de fevereiro de 2016 e, cerca de seis meses depois, deve ser iniciada a produção do utilitário esportivo GLA.

A planta também faz parte da estratégia da companhia de liderar o mercado global de automóveis premium e sua inauguração coincidirá com a comemoração de seis décadas de presença da marca no país.

A Mercedes-Benz hoje possui três fábricas espalhadas pelo Brasil e passará a ser a única empresa do setor automotivo a produzir caminhões, ônibus, vans e automóveis, atuando em todos os segmentos de mobilidade no país.

Uma das novidades é que os modelos produzidos em Iracemápolis sairão de fábrica com tecnologia flex, aproveitando o potencial sucroenergético da região.

Tanto o SUV GLA quanto o sedã Classe C poderão ser abastecidos com etanol, o que é uma inovação para os modelos.

Parceria

A Mercedes-Benz e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) firmaram, no mês passado, uma parceria para a qualificação de mão de obra especializada na indústria automobilística.

Da construção da planta às operações industriais, mais de 4.000 empregos diretos e indiretos serão gerados na região.

A fábrica de Iracemápolis faz parte da estratégia da Mercedes-Benz de se tornar líder mundial de vendas de automóveis premium até 2020.

Neste contexto, a nova planta terá papel determinante para a expansão global, sendo referência para outras fábricas da marca em termos de flexibilidade, eficiência e sustentabilidade no processo produtivo, informou a empresa.

Com informações do Jornal de Piracicaba

Previous post

Radar na via de acesso a Viracopos entra em operação efetiva nesta quarta, 13

Next post

Poste no meio de via é motivo de queixas em Santa Bárbara

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *