Home»Cultura»Exposição de esculturas “Os Epicuristas” será permanente no jardim do Macc

Exposição de esculturas “Os Epicuristas” será permanente no jardim do Macc

0
Shares
Pinterest Google+
´Os Epicuristas´ é um conjunto de cinco peças, em forma de silhuetas
´Os Epicuristas´ é um conjunto de cinco peças, em forma de silhuetas

O jardim em frente ao Museu de Arte Contemporânea de Campinas (Macc) irá abrigar, permanentemente, a exposição “Os Epicuristas”, do artista visual Ricardo Cruzeiro, a partir desta quarta-feira, 29 de abril, às 20h. O projeto foi contemplado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (Ficc), da Secretaria Municipal de Cultura.

Os Epicuristas” é um conjunto de cinco peças, em forma de silhuetas, fundidas em bronze, com figuras de objetos, expressões e anatomia. De acordo com artista, as peças remetem a movimentos artísticos e fazem referências ao cubismo, às histórias em quadrinhos (HQ) e ao design. Têm cerca de 2,30 metros e patinadas em preto.

O tema da mostra foi inspirado na filosofia de Epicuro de Samos (341 /270 a.C.), um filósofo grego do período helenístico que acreditava que o sentido da vida se resume na felicidade e de que os seres e a natureza devem viver em harmonia.

As esculturas têm como suporte hastes finas, arredondadas e delicadas, para interferir o mínimo possível na paisagem e na arquitetura local. A leveza da estrutura preza por uma convivência mais harmoniosa com o meio ambiente, já que as próprias peças remetem a elementos da natureza como árvore, ave ou flor.

Arquitetura, paisagismo e arte podem e devem andar juntos para solucionar os atuais anseios e desafios da sociedade contemporânea”, afirma o artista Ricardo Cruzeiro.

Um pouco mais sobre a filosofia de Epicuro

Inspirada na natureza, a filosofia de Epicuro tem como ideia que todos os seres buscam aproximar-se dos prazeres e afastar-se da dor, física ou psicológica. Os epicuristas também valorizam moderação e serenidade de espírito.

“Os Epicuristas”

Data: a partir do dia 29 de abril de 2015

Horário: 20h
Local: Jardim do Museu de Arte Contemporânea de Campinas (Macc) – R. Benjamin Constant, 1633, Centro, Campinas

Informações: (19) 2116-0346 e 3236-4716

Previous post

Teatro Castro Mendes recebe espetáculo de dança negra “Personathus”

Next post

Região do Taquaral terá interrupção no fornecimento de água

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *