Home»Distritos Campineiros»Base descentralizada do Samu atenderá Campo Grande e Ouro Verde

Base descentralizada do Samu atenderá Campo Grande e Ouro Verde

0
Shares
Pinterest Google+
Autoridades e funcionários acompanharam a cerimônia - Foto: Carlos Bassan
Autoridades e funcionários acompanharam a cerimônia – Foto: Carlos Bassan

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e o secretário municipal de Saúde, Carmino Antonio de Souza, inauguraram nesta terça-feira, 7 de abril, a primeira Base Descentralizada de uso exclusivo do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a Base Oeste, que atenderá as regiões Noroeste e Sudoeste (Campo Grande e Ouro Verde).

A nova unidade do Samu tem o objetivo de dar uma resposta mais rápida no atendimento da população. Essa agilidade será possível porque a Base está localizada em um ponto estratégico da região pela qual é responsável.

De acordo com o coordenador do Samu de Campinas, José Roberto Hansen, a expectativa é que haja uma redução de 30 minutos nos atendimentos das duas regiões. O cálculo foi feito em comparação com o trajeto percorrido por uma ambulância a partir da central do Samu, que fica na Avenida Artur Ramos, no bairro Ponte Preta, até a região do Campo Grande.

A base descentralizada, reivindicação de mais de cinco anos dos funcionários do serviço, conta com cinco ambulâncias, sendo quatro unidades básicas e uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “A unidade descentralizada será de suma importância para a região. Vai garantir agilidade aos atendimentos. O primeiro atendimento é muito importante para a sequência do tratamento dos pacientes”, afirmou o prefeito.

O secretário de Saúde também ressaltou a importância do primeiro atendimento. “Em determinadas circunstâncias, o trabalho pré-hospitalar é fundamental para a sobrevivência do paciente. A nova base é muito importante para a Saúde, que se divide em três frentes: pré-hospitalar, hospitalar e pós-hospitalar”, afirmou Souza.

Samu

O Samu de Campinas existe desde 1995. Foi o primeiro serviço do país a seguir todas as normas do Ministério da Saúde. Tem cerca de 250 funcionários, sendo que 30 são médicos concursados. Atende, em média, a 180 chamados por dia.

Abril Mais Saúde

A entrega da Base Descentralizada do Samu faz parte de um pacote de medidas anunciadas pelo prefeito para os setores de Saúde e Educação. As ações – que levam o nome de “Abril Mais” – serão concretizadas durante este mês.

As medidas incluem entrega de equipamentos, serviços, anúncio de novas reformas e contratações por meio de concursos públicos.

Ações programadas para o “Abril da Saúde”

– 16 de abril – Entrega do novo PA São José;

– Assinatura da ordem de serviço para a reforma do PA Campo Grande;

– Ordem de serviço para obra de reforma e ampliação do Centro de Saúde do Jardim Capivari;

– Contratação 562 novos servidores (sendo 359 médicos e 40 enfermeiros) em processo de admissão;

– Criação de 616 cargos de agente comunitário de saúde para reforço nas equipes de combate à dengue;

– Homologação dos resultados de dois concursos já realizados: um para contratar 350 técnicos de enfermagem e outro para a contratação de 255 agentes comunitários de saúde. A contratação desses profissionais acontecerá depois de análise do impacto financeiro pela Secretaria de Finanças.

Previous post

Sumaré vai instralar 13 academias em praças públicas

Next post

Os venenos na mesa do brasileiro

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *