Home»Cultura»Instituto disponibiliza partituras de Ernesto Nazareth para download gratuito

Instituto disponibiliza partituras de Ernesto Nazareth para download gratuito

0
Shares
Pinterest Google+

ernestonazareth

Guardião do acervo de Ernesto Nazareth (1863-1934), o Instituto Moreira Salles (IMS) disponibiliza pela primeira vez ao público, para download gratuito, as partituras editoradas de 18 obras do compositor, entre elas os clássicos Odeon e Apanhei-Te Cavaquinho. Os arranjos, para dois pianos, são de outro grande nome da música brasileira, o gaúcho Radamés Gnattali (1906-1988).

O IMS também é responsável pela criação e manutenção do site Ernesto Nazareth 150 anos, que busca difundir a obra do compositor, que Heitor Villa-Lobos definiu como “a verdadeira encarnação da alma musical brasileira”. Contemporâneo do surgimento da música popular urbana, do grande sucesso da polca e da formação dos primeiros conjuntos de choro, Nazareth ainda tem boa parte de suas mais de 200 obras pouco conhecida do público e dos próprios músicos.

De acordo com o coordenador do site, Alexandre Dias, as músicas de Ernesto Nazareth são “potencializadas e elevadas a novos patamares”, com os arranjos de Radamés. “São arranjos que representam o que há de melhor em termos de escrita pianística, equilibrando os pianos de maneira excepcional”, ressalta Dias.

Pianista virtuoso e compositor com uma obra que trafegava entre o popular e o erudito, Radamés Gnatalli integrou o elenco da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, de 1936 até a década de 60. Depois, foi contratado pelas TVs Excelsior e Globo. Ao longo dessas décadas de intenso trabalho, chegava a fazer nove arranjos por semana, em geral para a orquestra regida por ele.

14fddc75ebc00ff6cdd0ecf0f650bc32

As partituras estão disponíveis para download no site Ernesto Nazareth 150 anos.

 Agência Brasil

Previous post

Consumo excessivo de açúcar pode afetar visão, alerta especialista

Next post

Região de Barão Geraldo lidera a taxa de dengue na cidade

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *