Home»Cultura»30ª edição da lavagem da escadaria da Catedral será no sábado de Aleluia

30ª edição da lavagem da escadaria da Catedral será no sábado de Aleluia

0
Shares
Pinterest Google+
Evento contará com a participação de 300 integrantes de religiões afro-brasileiras
Evento contará com a participação de 300 integrantes de religiões afro-brasileiras

A tradicional lavagem da escadaria da Catedral Metropolitana de Campinas, ritual que está na 30ª edição na cidade, acontecerá neste sábado de Aleluia, 4 de abril, com a participação de cerca de 300 integrantes de religiões afro-brasileiras de Campinas e Região Metropolitana. A caminhada começa às 9h, saindo da Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos” e descendo pela Rua 13 de Maio até a Catedral Metropolitana, na Praça José Bonifácio, Centro.

Após a lavagem da escadaria, diversos grupos de cultura popular farão apresentações na praça. Estarão no local os participantes da Casa de Cultura Tainã, Comunidade Jongo Dito Ribeiro, Grupo Teatro Savuru, Grupo Urucungos, Puitas e Quijengues, Ponto de Cultura Ibaô, Bateria Alcalina, Samba de Yayá, Capoeira IBECA e Royce do Cavaco. Barracas de alimentação serão instaladas no local.

Ritual

A lavagem da escadaria é uma tradição das comunidades de candomblé em todo o País. O ritual é feito com essência de alfazema, flores e água. O objetivo é partilhar com o público a energia positiva dos elementos da natureza. Os seguidores acreditam na importância desses elementos no tratamento terapêutico e energético.

A essência de alfazema está ligada às energias femininas do Candomblé. Pela importância sociocultural e religiosa, o evento foi incluído oficialmente no calendário de eventos da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, por meio da Lei no. 9515 de 1997. O ritual também está no calendário estadual desde 2005.

 

Lavagem da Escadaria da Catedral Metropolitana de Campinas

Programação:

Data: 4 de abril, sábado

Horários:

9h – Concentração na Estação Cultura

10h – Descida em Procissão pela Rua 13 de Maio

12h – Cerimônia Religiosa e Lavagem da Escadaria

13h às 17h – Shows e apresentações culturais

17h – Encerramento

Local: Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos” – Praça Mal. Floriano Peixoto, s/n, Centro até Catedral Metropolitana de Campinas – Praça José Bonifácio, s/n, Centro.

 

Previous post

13ª Festa do Fecha Corpo em Barão Geraldo acontece na Sexta-feira Santa

Next post

Barão Geraldo comemora o Boi Falô com a tradicional macarronada na Sexta-feira Santa

1 Comment

  1. renata cristiane do carmo araujo
    abril 1, 2015 at 2:43 pm — Responder

    eu adoro a lavagem da catedral

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *