Home»Campinas»Via de acesso a Viracopos terá radar para coibir alta velocidade

Via de acesso a Viracopos terá radar para coibir alta velocidade

0
Shares
Pinterest Google+
Placa de sinalização com a indicação da velocidade máxima permitida
Placa de sinalização com a indicação da velocidade máxima permitida

A Avenida José Amgarten, que constitui a única via de ligação entre o trevo da Rodovia Santos Dumont (SP 75) e da Rodovia Miguel Melhado Campos (SP 324) ao Aeroporto Internacional de Viracopos, irá ganhar equipamento de fiscalização eletrônica de velocidade. Os radares serão posicionados nos dois sentidos da via (Campinas – Viracopos; Viracopos – Campinas) e entram em operação no dia 13 de abril.

A implantação dos equipamentos começa nesta terça-feira, dia 31 de março. Os trabalhos devem durar duas semanas. Após o início da operação, durante trinta dias, os equipamentos ficarão em fase de testes e não realizarão autuações.

As autuações serão validadas a partir do dia 13 de maio. O veículo que não respeitar o limite de 70 km/h, estipulado para a via, e for flagrado pelo equipamento, será multado. “Nossa intenção é educar o motorista, para que pratique a velocidade permitida na via, situação que não vem ocorrendo. O local possui toda sinalização de trânsito e irá ganhar faixas informativas sobre a presença do radar e a velocidade máxima. Não há como alegar desconhecimento e esse período de 30 dias servirá para as adequações necessárias”, afirma o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro.

Desrespeito

Estudos técnicos realizados pela Emdec constataram uma alta incidência de desrespeito ao limite de velocidade máxima permitido na via. As análises apontaram uma velocidade média de 95 km/h no sentido Viracopos; e 90 km/h no sentido contrário (Campinas). As duas marcas são 35,71% e 28,57%, respectivamente, maiores do que a velocidade máxima regulamentada, de 70 km/h.

A via foi duplicada e possui longo trecho de reta em aclive e declive, boa largura das faixas de rolamento, existência de acostamento em toda extensão, boas condições de visibilidade, boa iluminação noturna e ausência de entradas e saídas. Esses fatores colaboram para o desenvolvimento da prática do excesso da velocidade. Tal situação coloca em risco a segurança dos usuários do local.

Radar

O radar é eficaz na diminuição do excesso de velocidade e, consequentemente, na redução do número de acidentes, garantindo maior segurança aos usuários. Após a implantação, a Emdec fará um acompanhamento constante da via, com o intuito de verificar a manutenção das condições de segurança do trânsito.

Previous post

“A Paixão de Cristo” será encenada no Castro Mendes e no Ouro Verde

Next post

TRE oficializa e Câmara vai votar distritos

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *