Home»Campinas»Campinas lança programas de microchipagem, cadastro e castração de animais

Campinas lança programas de microchipagem, cadastro e castração de animais

0
Shares
Pinterest Google+
Prefeito lança programas de microchipagem, cadastro e castração de animais - Foto: Fernanda Sunega
Prefeito lança programas de microchipagem, cadastro e castração de animais – Foto: Fernanda Sunega

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, lançou, na manhã desta sexta-feira, 6 de março, o Sistema de Microchipagem e Cadastramento Animal e o Programa de Castração de Animais Domésticos do município desenvolvidos pela Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e que servirão para um efetivo controle da população de animais da cidade.

 Os animais domésticos serão cadastrados com dados sobre sua saúde, vacinas aplicadas, nome do responsável, tudo por meio de um microchip implantado na pele e que está disponível graças ao projeto desenvolvido pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal – DPBEA e pela IMA.

 O prefeito ressaltou que esta é uma ação que faz parte das políticas de governo para o bem-estar animal. “Este sistema possibilita que os profissionais do DPBEA e também os veterinários do município tenham acesso aos dados dos animais garantindo assim seu bem-estar e cuidados básicos, fornecendo um histórico sobre tratamentos realizados, enfermidades adquiridas, entre outros, proporcionando para esses profissionais informações necessárias para a prática da medicina veterinária preventiva”, disse.

Prefeito lança programas de microchipagem, cadastro e castração de animais Foto: Fernanda Sunega
Prefeito lança programas de microchipagem, cadastro e castração de animais Foto: Fernanda Sunega

 O Programa de Castração dos Animais, também lançado na manhã desta sexta-feira, tem o objetivo de controlar a população de cães e gatos de Campinas e será realizado por uma unidade móvel equipada que percorrerá os bairros do município. Atualmente o “Castramóvel” está na Vila Boa Vista e depois seguirá para a região do Campo Grande, São José, Itajaí e demais bairros da cidade. O serviço de castração e chipagem é gratuito.

 Segundo o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, para essas ações, foram utilizados recursos do PROAMB – Fundo de Recuperação, Manutenção e Preservação do Meio Ambiente, no valor de R$ 400 mil. “Nossa intenção é que dentro dos próximos quatro anos, os cerca de 150 mil animais existentes na cidade estejam cadastrados”, afirmou.

 A solenidade aconteceu no sítio Vale Verde, no bairro Gargantilha, na sede da Associação dos Amigos dos Animais de Campinas – AAAC, e contou também com a presença do vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira, do presidente da AAAC, Flávio Lamas, do presidente da Informática dos Municípios Associados – IMA, Fábio Pagani, além de vereadores, técnicos do DPBEA e representantes de ONG’s envolvidas com a causa animal.

 Para celebrar a ocasião, Flávio Lamas, presidente da AAAC, descerrou, junto com o prefeito Jonas Donizette, uma placa comemorativa marcando a visita do chefe do executivo e o lançamento dos programas que fazem parte do compromisso do governo com as políticas públicas destinadas aos cuidados com os animais.

 A população poderá levar seus animais para cadastramento, castração e microchipagem quando as equipes do DPBEA estiverem em seu bairro.

 O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal disponibiliza o telefone (019) 3245-1781 para informar ao munícipe os locais onde as equipes estarão atuando.

Previous post

Coleta mecanizada na região do Taquaral vai atender 4 mil domicílios

Next post

Fusce pellentesque augue ac lacus luctus

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *