Home»Campinas»Emdec recebe doação de dois medidores de velocidade da Aeroportos Brasil Viracopos

Emdec recebe doação de dois medidores de velocidade da Aeroportos Brasil Viracopos

0
Shares
Pinterest Google+

Speedgun serão usados em estudos técnicos para detectar vias em que há desrespeito ao limite de velocidade

IMG_9198

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) recebeu da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, responsável pela gestão do Aeroporto Internacional de Viracopos, a doação de dois equipamentos portáteis utilizados na medição da velocidade de objetos em movimento, acionando um botão. Chamados de speedgun, os equipamentos serão utilizados pela Emdec em estudos técnicos, para detectar desrespeito ao limite de velocidade, em vias em que não há a presença de equipamento de fiscalização eletrônica (radar).

A entrega dos equipamentos foi realizada nesta quarta-feira, dia 25 de fevereiro, na sede da Aeroportos Brasil Viracopos. Participaram da cerimônia o presidente da concessionária, Luiz Alberto Küster; o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro; e colaboradores das duas empresas.

“A doação dos equipamentos de monitoramento significa um importante passo para fortalecer, ainda mais, a parceria entre Viracopos e a Prefeitura de Campinas, na figura da Emdec. Nosso objetivo é contribuir para redução dos acidentes de trânsito em toda a cidade, não apenas dentro da área do aeroporto”, disse o diretor-presidente de Viracopos, Luiz Alberto Küster.

Para o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, “é missão permanente da Administração municipal o ordenamento e disciplinamento do trânsito. O crescimento e desenvolvimento do município, de maneira acelerada, faz com que a Emdec esteja sempre atenta à segurança de todos que circulam pelas vias do município. E os estudos técnicos viários têm papel relevante na preservação dessa segurança”.

IMG_9204

Estudos

Os estudos técnicos garantem à Emdec, com precisão, verificar a necessidade de uma via receber radar, indicando até o trecho em que ocorre maior índice de excesso de velocidade, por parte dos motoristas. O radar é eficaz na diminuição do excesso de velocidade e, consequentemente, na redução do número de acidentes, garantindo maior segurança a todos os usuários da via.

Os equipamentos doados pela Aeroportos Brasil Viracopos são da marca Bushnell® e utilizam tecnologia digital Doppler. O fornecimento das medições de velocidade é instantâneo. O equipamento é capaz de registrar as velocidades entre 16 e 320 km/h; e em distâncias até 1,5 km. O speedgun mede velocidades em quilômetro por horas (km/h) ou em milhas por hora (MPH).

Paralelamente à doação dos medidores de velocidade, a Emdec realiza um estudo para implantação de dois radares de controle de velocidade nas vias de acesso do aeroporto.

IMG_8889

Viracopos

Viracopos registrou, no ano passado, a movimentação de 9,8 milhões de passageiros. O número representa um crescimento de quase 6% em relação a 2013, quando 9,2 milhões de pessoas voaram pelo aeroporto. Para atender a demanda crescente, Viracopos inaugurou, no último ano, o novo terminal de passageiros (T1), onde estão sendo operados os vôos internacionais, além do edifício-garagem (com 4 mil vagas) e três novos pátios de aeronaves (com um total de 400 mil m²). O aeroporto também entregou em 2014 a duplicação da via de acesso, a readequação das vias internas e a reestruturação do antigo terminal de passageiros (T0).

Viracopos foi eleito o melhor terminal aéreo do país na última pesquisa de satisfação de passageiros realizada pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR). O estudo entrevistou 12.992 usuários, no embarque e desembarque, dos 15 principais aeroportos do Brasil nos meses de outubro, novembro e dezembro do ano passado. Na satisfação geral dos passageiros, o aeroporto atingiu a nota 4,29, em uma escala que vai de 1 a 5. A média geral dos 15 aeroportos nesse quesito foi de 3,94. O aeroporto de Campinas já havia sido reconhecido como o melhor aeródromo do Brasil na pesquisa da SAC do último trimestre de 2013.

 

Previous post

Câmara reajusta verba de gabinete e libera passagens para mulheres de deputados

Next post

Curabitur molestie justo arcu ac imperdiet dolor lacinia

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *