Home»Saúde»Campinas é a segunda do País em ranking da dengue

Campinas é a segunda do País em ranking da dengue

0
Shares
Pinterest Google+

83826

Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde aponta que Campinas somou 1.585 casos de dengue notificados (a serem confirmados) do início do ano até 11 de fevereiro. Com isso, de acordo com o documento, é a segunda cidade do País com mais de um milhão de habitantes com mais casos notificados.

As informações constam no Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), sistema online do Ministério da Saúde, que contabiliza os casos de dengue em todo o País.

No boletim, o número de casos notificados de Campinas são apenas superados por Goiânia, que já tem 3.196 registros.

No ano passado até 8 de abril, o Sinan apontava em Campinas 6.611 casos a serem confirmados.

A assessoria de imprensa da prefeitura afirmou que a tendência da curva epidemiológica da doença é de queda em Campinas.

Também foi apontado que os meses de janeiro a maio, historicamente, são os de maior incidência da dengue, por conta do calor e das chuvas. O pico de registros, historicamente, é em abril. A crise hídrica é apontada como vilã, pelo fato de a população estocar água em reservatórios domésticos que podem servir de criadouros para o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

A prefeitura ainda não divulgou um novo boletim de casos confirmados e ainda trabalha com o número de 211 confirmados e 915 casos em investigação.

Questionada quando o novo balanço seria divulgado, a assessoria informou que depende da resposta do Instituto Adolpho Lutz, responsável por fazer a análise das amostras e notificação aos municípios e ao governo estadual.

O conselheiro municipal de Saúde Francisco Mogadouro da Cunha considera alto o número do boletim do Ministério da Saúde. “Temos que lembrar que mesmo sem as confirmações o dado já significa um alerta.”

Brasil

Em todo o Brasil, foram registrados 67 mil casos notificados, 22 registros de dengue grave e 173 casos de sintomas da doença. No mesmo período de 2014 foram confirmados 65 casos graves e 499 casos de sintomas de dengue.

Houve também a confirmação de 11 mortes, o que representa uma redução no país de 74% em comparação com o mesmo período de 2014, quando 49 pessoas morreram com a doença.

Em 2014, Campinas viveu a pior epidemia de dengue de sua história, com nove mortes em decorrência da doença e 40,7 mil casos de pessoas infectadas até agosto.

Jornal Todo Dia

Previous post

Sed in mi in ipsum viverra molestie eu tempor

Next post

O mercado milionário da falta d'água: veja quem ganha com a crise hídrica

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *