Home»Campinas»Procon explica em cartilha a nova bandeira tarifária de energia elétrica

Procon explica em cartilha a nova bandeira tarifária de energia elétrica

0
Shares
Pinterest Google+
Conta de luz | Foto: Fernanda Sunega
Conta de luz | Foto: Fernanda Sunega

Com o intuito de auxiliar o consumidor a ajustar o seu consumo mensal de energia elétrica, o Procon Campinas disponibilizou nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, a cartilha virtual Bandeiras Tarifárias

O documento explica o novo sistema de bandeiras em vigor desde 1º de janeiro deste ano, em que as cores verde, amarela e vermelha indicam se a energia custará mais ou menos no mês seguinte, em virtude das condições de geração de eletricidade.

“Por ser uma forma diferente de apresentar a conta, queremos que o consumidor entenda o que vem discriminado nela e tenha a oportunidade de ajustar o seu consumo à bandeira tarifária vigente”, afirma o diretor do Procon Campinas, Ricardo Chiminazzo.

A energia elétrica no Brasil é gerada por usinas hidrelétricas que, para funcionar, dependem das chuvas e do nível de água nos reservatórios.

Quando há pouca água armazenada, as usinas termelétricas podem ser ligadas para poupar água dos reservatórios das hidrelétricas e, com isso, os custos com a geração de energia aumentam. As termelétricas podem ser movidas por gás natural, carvão, óleo combustível e diesel.

Além de explicar os pormenores da conta de energia, a cartilha do Procon Campinas trata, ainda, da audiência pública que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está realizando para promover mudanças no setor (sugestões por e-mail até o dia 20 de fevereiro) e dá dicas úteis para o consumidor economizar energia elétrica.

A catilha Bandeiras Tarifárias pode ser conferida no site do Procon Campinas.

 

 

Previous post

Alckmin aparece de surpresa em reunião de prefeitos sobre crise

Next post

Carnaval 2015 terá Neguinho da Beija- Flor, desfiles, trios e blocos

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *