Home»Economia e Finanças»Instalação da Mercedes-Benz beneficia região de Piracicaba

Instalação da Mercedes-Benz beneficia região de Piracicaba

0
Shares
Pinterest Google+

Pedra fundamental de fábrica em Iracemápolis foi colcada nesta quinta-feira, 5, marcando o início das obras. Previsão de fabricar 10 mil unidades ao ano.

GLA foi apresentado no terreno da empresa que receberá a pedra fundamental (Foto: Malagrine Estúdio)
GLA foi apresentado no terreno da empresa que receberá a pedra fundamental (Foto: Malagrine Estúdio)

 

instalação da Mercedes-Benz em Iracemápolis deve beneficiar toda a região, atraindo empresas fornecedoras e gerando emprego e renda para milhares de trabalhadores.

A nova indústria terá investimentos de R$ 500 milhões e deve iniciar sua linha de produção até o fim de 2016.

“Temos uma grata satisfação em receber mais esse importante investimento para a região. O início da construção da Mercedes-Benz irá movimentar, imediatamente, toda a parte de construção civil e engenharia, e, posteriormente, criará mais de 2.000 empregos diretos. Essa expectativa, no entanto, se desenha dentro da situação atual, porém, esperamos que, daqui um ano e meio, quando a produção for efetivamente iniciada, esse volume de empregos seja ainda maior”, afirmou Homero Scarso, gerente-regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Ele destacou que a chegada da Mercedes-Benz em Iracemápolis é fruto de uma conjuntura de planejamento e organização, que teve apoio tanto de entes públicos — como governo do Estado e município —, quanto de entidades ligadas à iniciativa privada.

Neste sentido, ele ressaltou a parceria com o Investe SP e o trabalho da secretária de desenvolvimento econômico de Iracemápolis à época, Sílvia Camargo.

“A chegada da empresa à região é resultado de um trabalho decorrente do planejamento da companhia e da oportunidade vislumbrada em Iracemápolis, pois mais de 20 municípios eram candidatos a receber essa unidade da Mercedes”, disse.

Ele citou que o fato de Piracicaba já ter recebido uma montadora três anos atrás também teve um certo peso na escolha da Mercedes pela região.

Isso porque, com uma grande companhia nas proximidades, é mais farta a oferta de mão de obra qualificada.

Scarso lembrou ainda que o Senai — órgão mantido pela indústria — recebeu investimentos maciços nos últimos anos para qualificação de profissionais no setor automotivo.

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, José Luiz Ribeiro disse que a chegada da Mercedes-Benz é importante para a região, pois movimenta o setor, principalmente em um momento tão delicado da economia do país.

Prefeito de Iracemápolis, Valmir de Almeida (foto) (PT) reforçou que a chegada da Mercedes é de grande relevância para toda a região e transformará a qualidade de vida dos trabalhadores locais.

“A cidade está preparada para receber essa indústria e, além de toda a geração de emprego e renda proporcionada por sua chegada, o município já vive uma mudança estrutural. Será, com certeza, um salto de qualidade de vida para as famílias.”

Segundo ele, o município tem colocado em prática projeto de mobilidade urbana e, em parceria com o Estado, serão promovidas melhorias na rodovia de Iracemápolis a Santa Bárbara, com implantação de uma terceira faixa e realização de recapeamento.

Quanto à oferta de mão de obra para atender a nova indústria, Almeida ressaltou que uma unidade do Senai será inaugurada ainda neste semestre e terá capacidade para formar mais de 1.200 estudantes por ciclo.

Jornal de Piracicaba

Previous post

MIS apresenta novos ciclos de cinema em fevereiro

Next post

Barão Gerado terá esquenta dos blocos de Carnaval neste sábado

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *