Home»Geral»Sistema Cantareira está hoje estável em 6,6%

Sistema Cantareira está hoje estável em 6,6%

0
Shares
Pinterest Google+
Captação do volume morto na represa dos rios Jaguari e Jacarei em Joanópolis - SP
Captação do volume morto na represa dos rios Jaguari e Jacarei em Joanópolis – SP

O nível do Sistema Cantareira, o principal manancial de abastecimento administrado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), ficou estável hoje (11) em 6,6% de sua capacidade, a mesma de ontem, e um décimo menor que o registrado na sexta-feira (6,7%). A estabilidade é resultado de chuvas que atingiram ontem as cabeceiras do sistema. A pluviometria foi 0,2 milímetro (mm). 

As chuvas em janeiro, no entanto, continuam bem abaixo da média para o período. Nos 11 primeiros dias do ano, choveu no sistema 47,4mm, média de 4,3mm por dia. Já a média histórica para o mês é 271,1 mm (média de 8,7 mm por dia).

Com o objetivo de evitar problemas no fornecimento, o governo paulista estabeleceu, desde o último dia 8, multa para os consumidores que não economizem água no dia a dia. A sobretaxa poderá ser 40% sobre o consumo de água para os usuários com gastos que cheguem até 20% a média consumida entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2014. Se o consumo for acima dos 20% do utilizado no período de referência, a sobretaxa será o dobro do valor de consumo.

De ontem para hoje (11) também diminuiu o volume de armazenamento no Sistema Alto Tietê (de 11,6% para 11,4%). O mesmo ocorre em relação aos sistemas Alto Cotia (de 30,6% para 30,3%), Rio Grande (de 70,9% para 70,6%) e Sistema Rio Claro (de 28,3% para 27,9%). O nível do Sistema Guarapiranga também caiu, de 39,7% para 39,5%.

Com informações da Agência Brasil

Previous post

Trânsito pesado abala prédios históricos no distrito de Sousas

Next post

HC inicia reforma da Urgência e Emergência Referenciada - UER

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *