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Operação de radares na SP-304 começa quinta-feira, 8 de janeiro

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Serão nove pontos monitorados entre Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba, segundo informou o DER

Técnicos do DER e do Inmetro finalizam a instalação e calibragem dos novos radares - Foto:  Dener Chimeli / O Libera
Técnicos do DER e do Inmetro finalizam a instalação e calibragem dos novos radares – Foto: Dener Chimeli / O Libera

A operação de radares convencionais instalados na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304) começa a partir da meia-noite de amanhã. Serão nove pontos monitorados entre Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba. O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) confirmou ontem o início do funcionamento. Os demais equipamentos, em pacote que incluem os radares inteligentes, deverão ser ligados até o final do mês.

A homologação dos aparelhos que terão início de operação nesta quinta-feira foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 31 de dezembro.

Começam a funcionar amanhã os radares instalados nos quilômetros 126,9 e 131,2, em Americana; e 134,3, 134,4 e 137,5, em Santa Bárbara d’Oeste, com limite de velocidade de 90 km/h. Os pontos dos quilômetros 148,6, 150,3, 152,7 e 173,4, em Piracicaba, têm máxima permitida entre 90 e 110 km/h, de acordo com o trecho. Comunicado do DER diz que “que as vias encontram-se bem sinalizadas, com placas indicando o limite de velocidade e a fiscalização eletrônica no trecho”. Ao final das instalações, haverá, em média, um ponto de monitoramento a cada cinco quilômetros entre Americana e a entrada de Piracicaba.

Os pontos de fiscalização com a tecnologia OCR (reconhecimento de caracteres óticos, na tradução do inglês), conhecidos como “radar inteligente”, não estarão nesse pacote inicial. Eles funcionarão nos quilômetros 122,1 (Americana), 139,2 (Santa Bárbara d’Oeste) e 155,8 (Piracicaba). Eles identificam, por exemplo, veículos que estiverem com o licenciamento atrasado, furtados ou roubados, ou que possuam alguma pendência judicial, alinhado a um banco de dados que envolve três secretarias estaduais (Fazenda, Transportes e Segurança Pública). Com um sistema que interliga as informações com a polícia, os motoristas podem ser rapidamente parados.

A confirmação do órgão do Governo do Estado ainda reforça que, em relação aos aparelhos que ainda não entrarão em funcionamento, “depende de aferição e emissão de laudo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para homologar os equipamentos. A previsão é que todos os radares instalados estejam em operação até o final de janeiro de 2015”.

Confira os pontos com radar na SP-304:
KM 126,9 (Oeste) – Americana – 90 km/h
KM 131,2 (Leste) – Americana – 90 km/h
KM 133,4 (Leste) – Santa Bárbara – 90 km/h
KM 134,3 (Oeste) – Santa Bárbara – 90 km/h
KM 137,5 (Oeste) – Santa Bárbara – 90 km/h
KM 148,6 (Oeste) – Piracicaba – 110/90 km/h 
KM 150,3 (Leste/Oeste) – Piracicaba – 110/90 km/h
KM 152,7 (Leste/Oeste) – Piracicaba – 110/90 km/h
KM 173,4 (Leste) – Piracicaba – 110/90 km/h

Com informações do Jornal O Liberal

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